A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

25/06/2013 08:50

Casa de Ensaio terá encontro cultural e novo espetáculo para agosto

Elverson Cardozo
Encontro cultura comemora o primeiro semestre de atividades. (Foto: Juliana Gurgel)Encontro cultura comemora o primeiro semestre de atividades. (Foto: Juliana Gurgel)

Neste sábado (29), a partir das 17h, a Casa de Ensaio, em Campo Grande, realiza mais uma edição do “Brincanto”, performance artística apresentada pelos alunos-atuantes atendidos pela instituição. A entrada custará R$ 2,00, com vendas de ingressos no local, a partir das 16h. O valor arrecadado será revertido para a manutenção das atividades da organização que, em agosto, estréia um novo espetáculo.

Veja Mais
Danielle Winits vive Marilyn Monroe em peça que estreia em janeiro na Capital
Fim de semana tem Naiara Azevedo e contação de histórias

A apresentação, marcada para acontecer na sede da entidade, é uma espécie de aula aberta. O evento contará com a participação de pelo menos 150 crianças e adolescentes, que vão comemorar o encerramento do primeiro semestre de atividades do curso “Brincaturas e Teatrices”.

Eles vão apresentar ao público trabalhos em diferentes linguagens, que abrange teatro, dança, música e brincadeiras. A programação inclui, ainda, apresentações de grupos experimentais formados por alunos da própria instituição, a exposição “Delírios”, da artista Lucia Barbosa, além de uma aula de Biodanza com Márcio Dória.

Coordenador de produção da casa, Eduardo Ribeiro, de 22 anos, afirmou que o encontro acontece há pelo menos 10 anos e reúne alunos que tem idade entre de 8 e 16 anos. O “Brincanto”, afirmou, é uma aula aberta que oferece a oportunidade da população conhecer um pouco da rotina da entidade.

“O barato é que a gente pode abrir as portas da casa para que a comunidade venha conhecer nosso dia a dia. Muitas pessoas passam por aqui e ficam curiosas”, disse.

Pelo menos 150 alunos devem participar da ação. (Foto: Juliana Gurgel)Pelo menos 150 alunos devem participar da ação. (Foto: Juliana Gurgel)

Em agosto - Eduardo adiantou que, além da apresentação neste sábado, os alunos vão estrear um novo espetáculo em agosto, nos dias 3 e 4. É a peça “Mestre tereré no Rio de Janeiro e o mistério da terça-feira gorda de carnaval”. A estória se passa no subúrbio carioca, no bairro Encantando. Uma de suas ruas some misteriosamente, exatamente durante uma terça-feira gorda de carnaval.

A sinopse traz um mistério: “Quem teria roubado a rua do Encantando. O pierrô? A Colombina? O palhaço? O anão vestido de neném? Como pode sumir uma rua inteira? Suas casas, a esquina onde os rapazes conversavam, as calçadas das cordas e amarelinhas?

A velha garagem cheia de bossa nova e rock'n'roll. Será que um bloco de carnaval levou com ele uma rua inteirinha? Como será esta estória? Quem serão os personagens que prometem desvendar o mistério do verdadeiro grito de carnaval?”

Para os curiosos, fica a explicação do coordenador: “A gente vai falar muito da rua, da importância de brincar na rua, de resgatar esses valores. Vamos falar de como era gostoso brincar na rua”.

Histórico – Fundada há 16 anos, a Casa de Ensaio trabalha com crianças e adolescentes de regiões periféricas de Campo Grande e que estejam em situação de vulnerabilidade social. A missão e o objetivo é formar cidadãos conscientes, utilizando a arte como instrumento de transformação.

No local são oferecidas atividades em áreas diversificadas, que vai do teatro às artes plásticas, passando pela dança, literatura, cinema, voz e oficinas de percussão. A entidade, que faz parte da rede latino americana de arte e transformação social, já participou de eventos internacionais no Peru, Colômbia, Guatemala, Chile, Alemanha e Bulgária.

É ponto de cultura e leitura. A organização sobrevive de patrocínios e doações daqueles que se identificam com a causa. Desde a sua inauguração até agora, cerca de 3 mil jovens foram atendidos no local.

Nova sede foi entregue em dezembro do ano passado. (Foto: Luciano Muta/Arquivo)Nova sede foi entregue em dezembro do ano passado. (Foto: Luciano Muta/Arquivo)

Reforma – A atual sede da Casa de Ensaio foi inaugurada em dezembro do ano passado. A entidade agora ocupa o prédio do antigo albergue de Campo Grande, que estava abandonado. A reforma do local foi custeada por duas construturas. O valor total chegou a R$ 600 mil.

Ao todo, uma área de 400 foi recuperada. A estrutura externa do prédio foi preservada porque é parte da memória da população.

Serviço - A organização fica na rua Visconde de Taunay, 203 (esquina com a avenida Afonso Pena), bairro Amambaí, em Campo Grande. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3384-4843 ou no site www.casadeensaio.org.br




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.