ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Com filmes sobre o movimento, começa a 7ª Semana Pra Dança

. | 08/04/2013 14:08
Cena de Mesa Verde, coreografia de Kurt Jooss.
Cena de Mesa Verde, coreografia de Kurt Jooss.

O movimento virou filme e uma mostra que começa hoje em Campo Grande vai exibir as principais produções desse tipo, abrindo as comemorações do Dia Internacional da Dança (29 de abril) e a 7ª Semana Pra Dança.

As exibições vão até o 12 de abril, no MIS (Museu da Imagem e do Som), realizadas pela Fundação de Cultura do Estado e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Durante o evento, também será lançado o Prêmio Célio Adolfo, de estímulo, à criação, montagem e à circulação em dança

Além de filmes conhecidos como O Baile, também serão exibidos vídeosdança e haverá espetáculos ao vivo.

Para quem gosta, mas não entende muito, sempre um mediador vai conduzir debates sobre o conteúdo.

O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. As atividades começam sempre às 19h.

Veja a programação completa

8 de abril

Sertão - Os sons, o clima, a terra e o cheiro do sertão do Piauí integram a autobiografia do coreógrafo Marcelo Evelin, cuja história impressa como marca de aço quente em seu corpo divide com o público. Sertão é um espetáculo de dança que estreou em 2003 na Holanda, país onde Evelin acabou se naturalizando após passar os últimos 18 anos de sua vida. Coreógrafo Marcelo Evelin. Registro de espetáculo, 60 min, 2003. Mediação da exibição: professora Christiane Araújo.

Intervenção coreográfica: Contudo-Contato - Música: Yann Tiersen.

Grupo de extensão em dança contemporânea da UEMS.

Lançamento do Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança

Coreografia: Quarteto Água - Música: Funs com Intro.

Manolo Schittcowisck, Taira Sanches, Tatiane Miranda e Letícia Pontes.

9 de abril

O Baile - Filme de 1983 produzido pela França, Argélia e Itália, uma comédia musical dirigida por Ettore Scola. O filme é uma adaptação do espectáculo que o Théatre du Campagnol tinha montado em Paris, com encenação de Jean-Claude Penchenat. Sem diálogos, o filme conta parte da história da França, da década de 1930 à década de 1980, a partir dos personagens reunidos em um salão de dança. Através das recordações das pessoas, da música e da dança, o filme traça um panorama da evolução do país, da ocupação nazista ao surgimento do rock'n'roll.

Diretor: Ettore Scola. Comédia musical, 76 min, 1983.

Mediação da exibição: professora Juliana Gurgel.

Dança - Bailah Grupo de Dança de SalãodaUFMS.

10 de abril

2ª e 3ª Edição da MS Mostra Videodança - Produções diversas em videodança sul-mato-grossense. Com o intuito de promover o fortalecimento e a continuidade na produção em videodança no cenário regional e nacional, a mostra apresentará as manifestações em videodança produzidas por artistas sul-matogrossenses e por artistas nacionais que compõem o Acervo Mariposa, estimulando assim, a circulação e o escoamento desses trabalhos, assim como o intercâmbio entre tecnologia, produção e pesquisa.

Escada, Cia Vitrola (videodança, 4 min, 2008).

Rockers/ Desosso o osso e flutuo (videodança, 4 min, 2008).

Sensações Contrárias deDimenti (videodança, 5 min, 2007).

Hemocromatose de Bruno César (videodança, 13 min, 2007).

A Vontade de Irma Brown (videodança, 2 min, 2008).

Pas de Corn de Diego Mac (videodança, 1min40, 2006).

Mediação da exibição: professora Denise Abrão Nachif.

Solos da disciplina de Composição Coreográfica (2012) de Artes Cênicas e Dança da UEMS

Bruno Loiácono - Coreografia: Dúvida. Música: Lead me home / Jamie N. Commons

Flávia Lais Alarcon - Coreografia: Intimamente só. Música: Chega de Saudade

Suzane Costa - Coreografia: Impulso. Música: Grupo Cordão de Ouro

11 de abril

Umberto da Silva – Amo a Vida e Namoro a Morte - Este curta-metragem põe em foco a trajetória de Humberto da Silva (1951-2008) no cenário da dança contemporânea atual. Humberto da Silva movimentou a dança paulista como bailarino, coreógrafo e programador de dança. Ultimamente era assessor de dança da Secretaria Municipal de Cultura, professor de Artes do Corpo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e bailarino independente. Seu último espetáculo, Cara Pálida, estreou em fevereiro de 2008.

Direção Inês Bogéa e Tatiana Lohman. Curta-metragem, 2008, 12 min.

Maria Duschenes – O Espaço do Movimento - O filme Maria Duschenes – O Espaço do Movimento resgata a trajetória e as experiências dessa importante figura da dança brasileira e ao mesmo tempo projeta seus ensinamentos para o cenário da dança atual.

Direção Inês Bogéa e Sérgio Roisenblit. Curta-metragem, 2006, 17 min.

Mesa Verde - Uma coreografia de Kurt Jooss altamente original que formulou uma crítica severa do funcionamento da Liga das Nações e marca a dança expressionista alemã. Com um discurso político até então incomum na dança, a sua proposta mostrou características que viriam a ter suas criações futuras: o uso de recursos teatrais, o domínio das performances dramáticas, com cortinas pretas, em vez de cenário para realçar o movimento dos bailarinos e temas inspirados na contingência.

Coreógrafo: Kurt Jooss. Registro de espetáculo, 1932, 30 min.

Mediação da exibição: professora Grabriela Salvador.

Trabalhos de conclusão da disciplina Linguagem Visual e Movimento (2012) de Artes Cênicas e Dança da UEMS

Angela Montealvão, Livia Lopes e Nayandre Loubet - Coreografia: 3 Marias. Música: Humming – Portishead

Grupo Lotu'z - Coreografia: Sensualize

12 de abril

Pequeno Sonho Vermelho - Inspirado na tela de mesmo nome de Wassily Kandinsky, de 1925, "Pequeno Sonho em Vermelho" trata de situações cotidianas e suas implicações em pequenas cenas, sempre com a atmosfera de sonho e a cor vermelha sugeridos pelo título, com um pequeno detalhe que remete à obra original. O espetáculo usa e abusa de um plano não muito utilizado em peças convencionais - o plano aéreo, e ainda conta com um trabalho circense, presente entre piruetas, quedas e performances acrobáticas, misturadas ao texto de tom p(r)o(f)ético e ao mesmo tempo natural de Fernando Bonassi.

Direção: Francisco Medeiros e Lucienne Guedes, Cia Linhas Aéreas. Registro de espetáculo, 1h10min, 2003.

Palimpsesto - Reorganiza materiais processados e apresentados em espetáculos anteriores, criados pelo Núcleo de Criação do Dirceu. Partindo da ideia sugerida pela etimologia da palavra, a obra mergulha em uma reescritura pelas entrelinhas de um conteúdo que se firma como questão urgente: como falar de maneira pessoal de algo que nos afeta, move e transforma, mas com uma linguagem que interesse a todos? Com coordenação geral do coreógrafo Marcelo Evelin, o Núcleo de Criação do Dirceu formou-se em 2006 dentro de um projeto de pesquisa e desenvolvimento de artes performáticas em Teresina, no Piauí. Reunindo artistas entre 16 e 34 anos das áreas de dança, teatro, música e break dance, parte da equação Arte = Pensamento + Ação para investigar o posicionamento do intérprete-criador autônomo.

Núcleo de Criação do Dirceu – Marcelo Evelin. Registro de espetáculo, 58 min, 2007.

Mediação da exibição: professora Gabriela Salvador e Renata Leoni.

Solos resultados da disciplina de Composição Coreográfica (2012) de Artes Cênicas e Dança da UEMS

Greta Helena Carvalho - Coreografia: Outro Ar. Música: Florence and the machine - breath of life

Luciana Zlata - Coreografia: Lady Macbeth/ Música: Sonoridade para Vozes Sonâmbulas e Instrumento (Participação Silvio Santana e Erico Bispo).

Nos siga no Google Notícias