ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Com gorros de Papai Noel, artistas realizam performance contra calote de editais

Naiane Mesquita | 02/12/2016 21:17
Protesto de profissionais culturais na tarde de hoje em frente a Prefeitura de Campo Grande (Foto: Fernando Antunes)
Protesto de profissionais culturais na tarde de hoje em frente a Prefeitura de Campo Grande (Foto: Fernando Antunes)

Usando gorros de Papai Noel, típicos da época do ano, e com fogos de artíficio em mãos, artistas de Campo Grande realizaram mais um protesto em frente a Prefeitura Municipal na tarde de hoje. Sem recursos para a realização de projetos culturais desde 2014, os profissionais tentam a todo custo obter respostas da gestão sobre o não cumprimento de editais de fomento.

A performance "Assalto de Natal" foi assinada pelo Teatro Imaginário Maracangalha, com supervisão do diretor Fernando Cruz, 53 anos. "É um ato contra o não cumprimento dos editais desde 2014. Estamos sem investimentos na cultura, passamos por 2015 e 2016 dessa forma. O resultado foi divulgado, fomos convocados a levar a documentação para a liberação do dinheiro duas vezes e até agora nada", explica Fernando.

Cantando músicas natalinas e com cartazes que falam sobre a atual situação de sucateamento da cultura, os artistas representaram o momento de indignação e abandono dos investimentos na pasta.

"Estamos sem investimentos públicos mais uma vez. Muito triste, é um calote que prejudica a arte de Mato Grosso do Sul, mostra o atual respeito que o poder público tem com a classe artística", acredita Fernando.

Artistas levaram faixas que mostram a luta pela valorização ao longo dos anos (Foto: Fernando Antunes)
Artistas levaram faixas que mostram a luta pela valorização ao longo dos anos (Foto: Fernando Antunes)

Essa é o segundo ato que os artistas realizam em frente a Prefeitura Municipal de Campo Grande. Na tarde de ontem, o artista Thiago Silva de Moraes, 29 anos, ao lado de outros profissionais encenou a performance "Queremos nosso dinheiro", relembrando o calote dos editais Fmic (Fundo Municipal de Cultura de Campo Grande) e Fomteatro (Programa de Fomento ao teatro de Campo Grande).

"Ficamos das 15h30 às 18 horas no canteiro da Afonso Pena em frente a prefeitura. Lutamos contra o descaso, as pessoas acreditam que somos vagabundos, mas somos trabalhadores, empresários, como de qualquer outro setor. Trabalhamos muito, as vezes em dois empregos por causa da falta de investimentos e queremos apenas que o foi delimitado por edital seja cumprido", frisa.

Nos siga no Google Notícias