ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Artes

Com muita cor e formas, publicitária produz pop art digital no estilo Wpap

Aline Araújo | 17/08/2014 07:45
Elizandra se encantou pela Wpap, um estilo da Pop Art (Foto: Marcelo Calazans)
Elizandra se encantou pela Wpap, um estilo da Pop Art (Foto: Marcelo Calazans)

O quadro de Marilyn Monroe em diferentes cores na obra de Andy Warhol é um símbolo da Pop Art, movimento artístico que surgiu na década de 50 nos Estados unidos e na Inglaterra e é caraterizado pela utilização de cores fortes e elementos da cultura pop. Ao longo dos anos a arte foi se modernizando e chegou aos formatos digitais e ganhou novos estilos.

"Sou rei" um leão trabalhado em cores.  (Foto: Arquivo Pessoal)
"Sou rei" um leão trabalhado em cores. (Foto: Arquivo Pessoal)

A publicitária Elizandra Duarte, de 21 anos, com a ajuda dos programas Photoshop e Illustrator, desenvolve em Campo Grande um trabalho no estilo Wpap (Whedha's Pop Art Portrait), nome em homenagem ao criador Wedha Abdul Rashid.

A técnica abusa das cores e formas geométricas, principalmente, triangulares, para retratar pessoas ou imagens. Seu trabalho começou com uma brincadeira, quando fez a arte para presentear o marido e postou no Facebook. “O pessoal gostou e começou a pedir”, relata.

A brincadeira se transformou em trabalho para complementar a renda há sete meses. Para baratear os custos, a artista entrega os trabalhos online, via e-mail mesmo, já no tamanho combinado, por valores entre R$ 60,00 e R$ 150,00 de acordo com a dificuldade. Quanto mais elementos tem a arte mais cara ela fica.
Entre os pedidos, a maioria são para modificação de fotos. A pessoa manda e recebe uma arte baseada na foto enviada.

Mas algumas são criações da artista. Um exemplo é a “Ser rei”, um leão todo colorido, arte que a publicitária fez para um amigo do signo de leão e que gosta do animal. Ela demorou cerca de oito horas para terminar a imagem e utilizou mais de 2 mil camadas no editor Photoshop.

Um auto-retrato intitulado "Da Face a Arte" (Foto: Arquivo Pessoal)
Um auto-retrato intitulado "Da Face a Arte" (Foto: Arquivo Pessoal)

“Ah! Graças a Deus tenho recebido bastante elogio e algumas encomendas, mas ainda é meio difícil. As pessoas não valorizam, as vezes acham caro, pelo fato de ser digital e por acharem que é só pegar a imagem aplicar um efeito e está pronto. E não é, cada figura, cada detalhe e cor levam muito tempo e trabalho para fazer”, explica.

Nos trabalhos já realizados por ela é possível encontrar o auto-retrato "Da face em arte". Quando o pedido vem de um desconhecido, Elizandra conversa com o cliente para conhecer um pouco melhor o perfil da pessoa e inserir elementos que combinem com a personalidade dela.

Um exemplo está em um dos últimos trabalhos, que ela fez para um fotógrafo de moda de Campo Grande. A imagem ganhou o título de “Paixão” e trabalha, além da foto, com elementos ligados a profissão do fotógrafo.

Ela ainda não fez uma página para expor o que produz. Por enquanto, a divulgação é no boca a boca e pela página pessoal no Facebook. Mas quem se interessar pelo trabalho, pode entrar em contato com a artista pelo telefone (67) 9266-1335.

Veja exemplos do estilo, assinados por outros artistas e publicados na internet:

Com muita cor e formas, publicitária produz pop art digital no estilo Wpap
Com muita cor e formas, publicitária produz pop art digital no estilo Wpap
Nos siga no Google Notícias