ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Com programação modesta, Festival de Inverno começa com homenagem em Bonito

Naiane Mesquita | 31/07/2015 07:07
Guto Naveira durante a oficina de grafite para crianças (Foto: Divulgação/Sectei)
Guto Naveira durante a oficina de grafite para crianças (Foto: Divulgação/Sectei)

Com dupla sertaneja na programação e homenageando a cantora Delinha, o 16º Festival de Inverno de Bonito começou na noite de ontem, no tradicional palco montado na Praça da Liberdade. A abertura foi realizada pelos cantores Sérgio Reis e Renato Teixeira, além do sul-mato-grossense Almir Sater.

Organização do festival postou foto dos cantores Renato Teixeira e Almir Sater nos bastidores do evento
Organização do festival postou foto dos cantores Renato Teixeira e Almir Sater nos bastidores do evento

Este ano, o evento comemora a carreira da cantora Delinha, hoje com 78 anos e um dos maiores expoentes da música de Mato Grosso do Sul. “É muito bom ser homenageada, reconhecerem o trabalho da gente. É muito gratificante até pelo apoio que eu tenho recebido de tantas pessoas nos últimos meses”, disse a artista antes da homenagem, por telefone, ao Lado B.

Menor, com apenas um palco, o festival espera atrair não só o público de Campo Grande, mas agradar a comunidade de Bonito. Segundo a secretária adjunta da Sectei (Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação), Andrea Freire, o festival busca retornar as raízes dos primeiros anos e valorizar a cultura regional.

“Quando fizemos a audiência pública em Bonito foi falado muito do sertanejo. Uma senhora sugeriu e foi muito aplaudida. Então incluímos a Patrícia e Adriana, que é um sertanejo universitário, mais novo, mas que se adequa a programação geral do festival”, explica Andrea.

Cantora Delinha é a grande homenageada do festival
Cantora Delinha é a grande homenageada do festival

Para ela, a contenção de custos também foi um dos motivos para a mudança no perfil. “A questão é que a música tem um apelo midiático muito forte. Esse ano estamos recuperando algumas atividades como debates, seminários, do pensamento, da conversa que é da onde saem boas ideias”, acredita.

Andrea cita ainda o teatro na rua e o show da banda Chá Noize como destaques da programação este ano. “Precisamos pensar que o festival é uma vitrine da cultura sul-mato-grossense para os turistas”, diz.

Festival de rua – Nas redes sociais, as primeiras fotos do festival começam a surgir. As oficinas estão a todo vapor, entre elas a de grafite com Guto Naveira e de skate com o coletivo Viva Rua.

“A oficina é realizada na escola municipal Durvalina Dorneles Teixeira, mais conhecida como Polo aqui em Bonito. A ideia é envolver os skatistas com essa ideia de vivência do coletivo, são cerca de 20 skatistas, de 8 a 18 anos”, afirma a coordenadora do coletivo, Lidiane Lima.

Skatistas ocupam espaços públicos de Bonito
Skatistas ocupam espaços públicos de Bonito

Esse é o terceiro ano de atuação do coletivo no Festival de Inverno de Bonito. Segundo Lidiane, é interessante o crescimento da cultura de rua, por meio do skate, no município. “Depois das aulas de manhã, a tarde nós saimos com o grupo para ocupar as ruas. Estamos incentivando que eles usem outros espaços que não seja a Praça da Liberdade, por questão de segurança até. Levamos eles lá para o CMU (Centro de Múltiplo Uso) do município”, ressalta.

Já o artista plástico Guto Naveira realizou oficinas no Instituto Internacional Visão de Vida, uma ONG de Bonito, que atende crianças de 8 a 14 anos. A oficina busca despertar a consciência ecológica coletiva por meio da expressão artística produzida em locais públicos.

A programação do 16º Festival de Inverno de Bonito continua hoje, com show Kuery Porã (MS), às 19 horas, da dupla Patrícia e Adriana, às 20 horas e do grupo Chalana de Prata, às 21 horas e para encerrar do trio Canto Guarani, também de Mato Grosso do Sul, às 22 horas.

No sábado, o destaque fica para o teatro com a peça Meu Chapéu é o Céu – do Coletivo Instrumento de Ver, do Distrito Federal, às 10 horas, seguida de rodas de conversa e a exibição do filme S.O.S Planeta Terra em 3D das 16h às 19horas.

À noite, o músico Curumin faz show às 21 horas e Zeca Baleiro assume o posto às 22h30. No domingo, a Orquestra Prelúdio, regida pelo maestro Eduardo Martinelli se apresenta às 17 horas e para encerrar, Márcio de Camillo leva ao palco da Praça da Liberdade, o espetáculo Crianceiras, às 19 horas. 

Nos siga no Google Notícias