ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Com tema pautado no Meio Ambiente, espetáculos percorrem presídios na Capital

Lado B | 03/07/2015 19:04
O espetáculo usa bonecos para mostrar, de forma lúdica, o impacto das ações humanas na natureza.
O espetáculo usa bonecos para mostrar, de forma lúdica, o impacto das ações humanas na natureza.

O espetáculo teatral "Aventuras no Mundo Encanado" está percorrendo presídios de Campo Grande. Ao todo, serão 14 apresentações durante o mês de julho para levar aos internos e servidores informações sobre saneamento, saúde, meio ambiente e uso consciente da água.

A ação é realizada por meio de uma parceria entre a Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e de esgoto da Capital, e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

O projeto começou no Ptran (Presídio de Trânsito), com a apresentação, na última quarta-feira (1), do grupo Florescer do Cerrado. O espetáculo usa bonecos para mostrar, de forma lúdica, o impacto das ações humanas na natureza e como cada um pode fazer a sua parte.

Além do trabalho de educação ambiental, a parceria entre a Águas Guariroba prevê apoio e orientação da concessionária para identificar vazamentos internos. Com estas ações, a administração espera reduzir o desperdício de água em pelo menos 40% em médio prazo.

“Também estão sendo realizados concursos entre os pavilhões em cada estabelecimento prisional, com premiações doadas pela empresa Águas Guariroba aos que mais conseguirem economizar”, afirma o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia.

Além do Presídio de Trânsito, a Penitenciária de Segurança Máxima, o Instituto Penal de Campo Grande, o Centro de Triagem e o Centro Penal Agroindustrial da Gameleira participarão do projeto. De acordo com o gestor de Projetos Sociais da Águas Guariroba, Willian Carvalho, o trabalho tem duas principais finalidades: além da conscientização ambiental, é uma oportunidade de levar atividades culturais e entretenimento para quem está nos presídios. 

Em entrevista à assessoria de imprensa da Águas Guariroba, um dos internos do Presídio de Trânsito, disse ter aprovado a iniciativa. “É de fundamental importância a busca pelo consumo adequado da água, não só para a massa carcerária, mas também para toda a sociedade. A redução [no consumo] não traz somente economia de capital, mas a preservação do meio ambiente”, afirma. “Esperamos que os nossos esforços venham trazer resultados positivos”, conclui.

Nos siga no Google Notícias