A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Janeiro de 2017

24/11/2014 20:13

Cultura japonesa ganha destaque com exposição em Campo Grande

Eduardo Penedo

No ano do Centenário da Imigração Japonesa em Mato Grosso do Sul, foi lançado uma mostra fotográfica do fotojornalista Roberto Higa, exposição de objetos orientais, sorteio de prêmios, oficinas de origami e apresentações culturais. A exposição aconteceu nos dias 21 a 23, mas em razão do sucesso do evento foi prorrogado até domingo (30).

O evento foi realizado pela Brookfield Incorporações e aberto na noite do dia 21, um dos destaques foi à apresentação do grupo ryukyu koku matsuri daiko, em evidência no cenário estadual pelas apresentações com tambores japoneses. Os instrumentos utilizados são famosos por melhorar a qualidade da saúde física e mental dos seus praticantes, por conta dos benefícios proporcionados pela harmonia em grupo nas apresentações.

Durante os três dias, os visitantes puderam conhecer um pouco mais das tradições e costumes, como o Origami, que também decorou o ambiente. Uma oficina de dobraduras proporcionou aos visitantes a oportunidade de aprender a arte da dobradura de papeis. Outro costume japonês, os chás, também foram oferecidos como degustação.

No domingo, foi a vez da apresentação do grupo Shinsei de Wadaiko. Com batidas fortes, o som dos tambores mais uma vez encantaram os visitantes.

As fotografias do renomado Roberto Higa, destacaram o processo de imigração da colônia japonesa no estado e como isso influenciou os hábitos culturais do povo campo-grandense. “Consegui resgatar muitos momentos dos primeiros 50 anos da chegada dos japoneses à Campo Grande e fui em busca desse material com familiares, inclusive”, ressalta Higa, que, normalmente, costuma registrar por meio de suas lentes tudo o que ocorre dentro da colônia.




imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.