ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Artes

De graça, oficina de teatro ensina de criação à montagem com Leandro Faria

Paula Maciulevicius | 10/07/2013 12:16

A partir de hoje, a Fundação de Cultura do Estado passa a receber inscrições para a 8ª Oficina Teatral de Criação e Montagem, ministrada pelo ator e diretor Leandro Faria. De graça, as aulas acontecem aos sábados, das 14h às 17h, e são voltadas para alunos a partir dos 15 anos.

Os interessados devem enviar currículo, foto e carta de intenção (informal) até o dia 30 de julho, para o e-mail: criacaoteatralemontagem@hotmail.com. Não é necessária experiência, desde que justificada na carta encaminhada.

Serão escolhidos 50 pré-selecionados para uma aula de avaliação que definirá os 30 alunos que cursarão a oficina até dezembro, quando apresentarão publicamente uma peça teatral criada durante as aulas.

O diretor da oficina, Leandro Faria, explica que a cada turma é escolhido o tema que será trabalhado na montagem do espetáculo de encerramento. “Para o próximo semestre eu vejo alguma discussão sócio política como o único tema pertinente. Momentos como esse em que vivemos, com toda essa ebulição de questionamentos e inconformismos, sempre foram inspiradores aos artistas e suas obras, principalmente no teatro”, completa.

Outros temas já trabalhados na oficina, segundo Faria, foram o amor, a loucura, as várias faces da ignorância, a fé e a violência urbana, sempre com sucessos de público. Leandro Faria tem 35 anos. Estudou interpretação na EAD-ECA-USP e direção teatral na ECA-USP, em São Paulo, de 1996 a 2003. Trabalhou com os principais diretores do teatro brasileiro, como Antonio Araújo, Regina Galdino, Marco Antonio Brás, Rubens Ruche e outros.

Como ator atuou na premiada montagem de O Rei Lear, ao lado de Raul Cortês; Gota D’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes; O Processo, de Franz Kafka; Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues; Baile de Debutantes, de José E. Vendramini.

Participou da novela A Pequena Travessa, no SBT. Foi diretor do grupo de teatro 6 a Séc no espetáculo A Cantora Careca, de E. Ionesco, finalista do Premio Criação Teatral Volkswagen.

Há cinco anos em Campo Grande, atualmente ministra a Oficina Teatral de Criação e Montagem, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, onde escreveu e dirigiu “O Ensaio da Loucura”, “20 e Poucos Heróis”, “O Santo Milagreiro”, “Salve-se Quem Puder” e “Os Amadores”. Montou também um dos textos clássicos de Shakespeare: Romeu e Julieta. Fundador do grupo Teatro Dois, com o espetáculo Inocência e ator em diversos comerciais de TV.

Informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 9233-2263 com Leandro Faria.

Nos siga no Google Notícias