A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

10/07/2013 12:16

De graça, oficina de teatro ensina de criação à montagem com Leandro Faria

Paula Maciulevicius

A partir de hoje, a Fundação de Cultura do Estado passa a receber inscrições para a 8ª Oficina Teatral de Criação e Montagem, ministrada pelo ator e diretor Leandro Faria. De graça, as aulas acontecem aos sábados, das 14h às 17h, e são voltadas para alunos a partir dos 15 anos.

Veja Mais
Poeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos devido a problemas respiratórios
Com gorros de Papai Noel, artistas realizam performance contra calote de editais

Os interessados devem enviar currículo, foto e carta de intenção (informal) até o dia 30 de julho, para o e-mail: criacaoteatralemontagem@hotmail.com. Não é necessária experiência, desde que justificada na carta encaminhada.

Serão escolhidos 50 pré-selecionados para uma aula de avaliação que definirá os 30 alunos que cursarão a oficina até dezembro, quando apresentarão publicamente uma peça teatral criada durante as aulas.

O diretor da oficina, Leandro Faria, explica que a cada turma é escolhido o tema que será trabalhado na montagem do espetáculo de encerramento. “Para o próximo semestre eu vejo alguma discussão sócio política como o único tema pertinente. Momentos como esse em que vivemos, com toda essa ebulição de questionamentos e inconformismos, sempre foram inspiradores aos artistas e suas obras, principalmente no teatro”, completa.

Outros temas já trabalhados na oficina, segundo Faria, foram o amor, a loucura, as várias faces da ignorância, a fé e a violência urbana, sempre com sucessos de público. Leandro Faria tem 35 anos. Estudou interpretação na EAD-ECA-USP e direção teatral na ECA-USP, em São Paulo, de 1996 a 2003. Trabalhou com os principais diretores do teatro brasileiro, como Antonio Araújo, Regina Galdino, Marco Antonio Brás, Rubens Ruche e outros.

Como ator atuou na premiada montagem de O Rei Lear, ao lado de Raul Cortês; Gota D’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes; O Processo, de Franz Kafka; Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues; Baile de Debutantes, de José E. Vendramini.

Participou da novela A Pequena Travessa, no SBT. Foi diretor do grupo de teatro 6 a Séc no espetáculo A Cantora Careca, de E. Ionesco, finalista do Premio Criação Teatral Volkswagen.

Há cinco anos em Campo Grande, atualmente ministra a Oficina Teatral de Criação e Montagem, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, onde escreveu e dirigiu “O Ensaio da Loucura”, “20 e Poucos Heróis”, “O Santo Milagreiro”, “Salve-se Quem Puder” e “Os Amadores”. Montou também um dos textos clássicos de Shakespeare: Romeu e Julieta. Fundador do grupo Teatro Dois, com o espetáculo Inocência e ator em diversos comerciais de TV.

Informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 9233-2263 com Leandro Faria.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.