ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Artes

De um jeito bem brasileiro, grupo do nordeste leva Shakespeare à Praça do Rádio

Ângela Kempfer | 10/05/2014 07:23
Titina Medeiros ficou conhecida como a Socorro da novela "Cheias de Charme" e roda o Brasil com apoio da Petrobras. (Fotos: Divulgação)
Titina Medeiros ficou conhecida como a Socorro da novela "Cheias de Charme" e roda o Brasil com apoio da Petrobras. (Fotos: Divulgação)

No picadeiro de um circo, palhaços mambembes em carroças ciganas criam um cenário bem brasileiro para contar um clássico de Shakespeare na versão nordestina. Neste sábado, o espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III” chega a Campo Grande pelas mãos do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare.

A direção é Gabriel Villela, considerado um dos mais importantes nomes do teatro contemporâneo no País. No elenco, estão dois atores que nos últimos anos ganharam fama com produções globais: César Ferrario, um dos vilões na minissérie “Amores Roubados” e Titina Medeiros, a Socorro da novela "Cheias de Charme".

O palco será montado na Praça do Rádio, coma apresentação gratuita, a partir das 19h. A peça, dirigida por Gabriel Villela, roda o Brasil desde 2010 e também já passou pelo Chile, Uruguai, Espanha e Portugal, com patrocínio das Petrobras.

O original Ricardo III se passa no final da Guerra das Rosas, conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485. Eduardo IV é rei, mas seu irmão Ricardo, Duque de Gloucester, busca a coroa de todas as formas

De um jeito bem brasileiro, grupo do nordeste leva Shakespeare à Praça do Rádio

A trama corre com a luta entre os clãs York e Lancaster, mas em uma adaptação que faz analogias com a política nacional e referências à estética circense.

O protagonista tem como destaque sua vilania desmedida para conquistar a coroa, o que inclui o assassinato de todos os adversários, inclusive os sobrinhos que o antecediam.

O espetáculo foi concebido no Rio Grande do Norte, entre Natal e a cidade de Acari, no sertão potiguar. O figurino mescla indumentárias nordestinas de couro e cipó, com sedas e tecidos dos nobres ingleses.

A trilha é inspirada nas incelenças (excelências), gênero musical tipicamente nordestino, das tradições fúnebres da região. Mas também apresenta o rock clássico inglês, com citações de bandas como Queen e Supertramp.

Fundado em 1993 em Natal, no Rio Grande do Norte, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare desenvolve um trabalho de pesquisa teatral com foco na construção da presença cênica do ator, musicalidade da cena e do corpo, e no teatro popular, sempre numa perspectiva colaborativa. Mesmo sem trabalhar diretamente com palhaço, a técnica do clown está presente na sua estética.

O espetáculo também será apresentado em Bonito, na próxima segunda-feira, na Praça da Liberdade, na avenida Pilad Rebuá, também às 19h.

César Ferrario também está no elenco.
César Ferrario também está no elenco.
Nos siga no Google Notícias