A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

07/03/2013 20:51

Depois de 16 anos, Prefeitura suspende projeto que forma bailarinos

Mariana Lopes
No ano passado, por exemplo, o 15º espetáculo homenageou “Villa Lobos”,No ano passado, por exemplo, o 15º espetáculo homenageou “Villa Lobos”,

Depois de 16 anos em convênio com a Prefeitura de Campo Grande, o Projeto Dançar terá que cobrar taxa dos alunos se quiser continuar funcionando. A Fundac (Fundação Municipal de Cultura) não renovou o contrato e os alunos da rede pública, atendidos pelo projeto, ficaram sem aulas.

Veja Mais
Da droga à reabilitação, Zé Pretim sobe ao palco com banda e repertório afiado
Fim de semana tem cover de Freddie Mercury e Whindersson

O convênio era renovado todo início de ano e repassava R$ 4 mil por mês para pagamento de professores, secretários e contador. Fora essa verba, a Prefeitura também pagava o aluguel do prédio onde acontecem as aulas, além das contas de água e luz.

Segundo o diretor Chico Neller, criador também do grupo Ginga, no início a proposta era ter 90 alunos, com 30% das vagas destinadas a estudantes da rede municipal, 40% da rede estadual e 30% de escolas particulares. Porém, hoje o projeto tem cerca de 500 alunos e é aberto aos estudantes acima de 6 anos.

Até este ano, o Dançar era gratuito e os pais só pagavam o uniforme para o espetáculo que acontecia todo final de ano. Quando os pais não tinham condições, Neller afirma que eram arrumados padrinhos para que todo mundo pudesse participar.

No ano passado, por exemplo, o 15º espetáculo homenageou “Villa Lobos”, com 250 bailarinos, entre crianças, jovens e adultos no palco do Glauce Rocha.

“A única informação que recebemos do secretário de Cultura é que não tem dinheiro para renovar o contrato”, conta Neller.

A solução encontrada por Neller foi de cobrar uma taxa de R$ 80 por aluno, que será usado para pagar o aluguel do espaço onde acontecem as aulas, que é de mais ou menos R$ 3,8 mil.

“É uma forma de a gente conseguir sobreviver, porque não temos como suspender um projeto desses, como sugeriu o secretário”, afirma Neller. O projeto terá continuidade em parceria com outros grupos de dança de Campo Grande.

O projeto ensina dança contemporânea, balé clássico e moderno, percepção corporal e já formou campeões. Em 2011, o 29º Festival de Dança de Joinville (SC) - o principal do País, teve como campeão um bailarino que começou no Dançar. Júlio Cesar Floriano, 23 anos, brilhou no solo masculino.

Segundo a co-diretora, Renata Leoni, todo ano o projeto passava por esse dilema. “A gente sempre tinha medo de não renovar, mas sempre foi renovado. É bem triste, mas a gente acaba se preparando pra uma hora isso acontecer”, lamenta.

Fim de semana tem cover de Freddie Mercury e Whindersson
As atrações acontecem no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande. Confira outras dicas da Agenda Cultural....
Filhos e netos, os artistas mais importantes no palco
Escolas particulares de Campo Grande investem em grandes espetáculos para marcar o fechamento do ano letivo....
Sucesso na música depende de Deus ou de dinheiro na conta?
Empresários e produtores do mundo sertanejo estão escondendo o jogo ou são praticamente santos. Todo mundo diz que o negócio é pedir a Deus e ir com ...



Isso já tá virando bagunça, é falta de atendimento em UPA, é desapropriação de escola, é cancelamento de projeto....o Bernal não está cumprindo o que prometeu e ainda está tirando o que tinha de bom na cidade!!!
 
Lucimara Olah em 12/03/2013 20:11:10
Viva o Bernal, o prefeito mais econômico do país !!!
 
Ricardo Schell em 10/03/2013 11:34:31
FORA BERNAL
 
Fabiola Maria em 08/03/2013 21:11:25
Minha segunda casa era o projeto dançar, ajudou a me formar não só como bailarina e sim tbm como pessoa. Desde os meus 6 anos me via lá, era parte de mim, agora com 19 anos me vejo abandonada (representativamente por este político), esse prefeito que mil promessas fez e nada esta á cumprir ou se quer colocando em andamento. Vergonha alheia de quem tinha discursos maravilhosos para defender esse hipócrita, que esta se revelando um belo de um falso moralista. Ainda tem muita coisa por vir, este é só o começo. Mas a vida continua e não podemos parar! Parar?.. muitos pensaram que iriamos parar, mas cá entre nós.. desistir nunca foi a camisa vestida pelo projeto dançar. Vamos lutar juntos por um futuro mais digno para a cultura de campo grande.
 
Tayla Borges em 08/03/2013 20:48:33
É, ta ai o prefeito do "povo" que vocês tanto queriam....
acho melhor pensar melhor nas proximas eleições.
Abre o Olho Bernal
 
Tanara Maciel Aguiar em 08/03/2013 20:38:09
Não são 16 dias de projeto são 16 anos. Fico revoltada em lembra que apoiei a candidatura desse homem, ele se dizia a favor da cultura, estou vendo do que ele é a favor, é a favor de acabar com o sonho de muitas crianças e jovens. Sou bailarina do projeto dançar e estou muito triste com isso, pois não tenho dinheiro para pagar, mas sei que vou dar o meu sangue para conseguir, pq com o sonhos não se acabam.... FORA BERNAL
 
Adriana Zuleger em 08/03/2013 18:39:10
Danço no projeto dançar, e lá é como uma segunda casa pra mim e para os outros bailarinos, é muito triste ver que estão tentando tirar nossa casa. É uma vergonha isso, mas prefeito assim nao dura, FORA BERNAL!
 
Raíra Viudes em 08/03/2013 17:41:39
Será que o prefeito Bernal está contando com acessores qualificados? Será que mais uma vez o povo se enganou ao escolher um gestor para a adminsitração municipal? Será que o BERNAL tomou conhecimento de que o contrato nao foi renovado? Onde está a responsabilidade social com nossas crianças e adolescentes? Eu conheço alguns que participam desse projeto e com certeza suas famílias nao terão esse valor para pagar e aí esses jovens deixarão de participar da dança. Como fazer para chamar a atençao do prefeitopara esse fato? será que seus assessores leêm os jornais da capital para saber a opiniao do povo, se nao leêm, deveriam fazê-lo. A popularidade do Bernal está começando a despencar.
 
Liza Fereira em 08/03/2013 10:58:51
F O R A B E R N A L !
 
ReBeca Anderson em 08/03/2013 10:54:53
É assim...quem não sabe administrar, começa à cancelar
 
Leticia Silva em 08/03/2013 10:52:29
TA COMEÇANDO A TIRAR A MASCARA........PENA QUE O POVO TM QUE SENTIR NA PELE P VER COMO SÃO AS PESSOAS, "" AQUELE DITADO TA MAIS QUE CERTO - DA PODER PARA VER COMO AGE.
 
andréa marquers em 08/03/2013 10:52:17
Parabéns pelas mudanças do Sr. Prefeito e pela nova forma de governar! daqui um ano vai estar um caos Campo Grande!
 
Marcos Pereira em 08/03/2013 10:43:08
Li um comentário de um cidadão, que deve ser um puxa saco tremendo deste nosso prefeito, que diz que o contrato é ilegal,, que tem que haver concorrência pública, quantos grupos de dança como o GINGA existem em nossa capital que pode suprir as necessidades dos alunos???.. tenha paciência, esse contrato é uma ação social seu bolha... Vai você dar aulas ou pagar as despesas do projeto.. Se não tem nada a acrescentar, não comente, o projeto é útil, serve a população e não custava fortunas para os cofres da prefeitura, como salários pagos a servidores que não trabalham...
 
Odracir Siarom em 08/03/2013 10:24:13
Isso ai Bernal........parabens aos que votaram
 
Adélia Amaral em 08/03/2013 10:21:41
Meu maior orgulho era ver minha filha dançar neste projeto, fico triste com tudo isso que esta acontecendo mas feliz porque sei que o Chico não vai desistir. Chico e Iracema força.
 
Mery Jane em 08/03/2013 10:12:29
como é que falavam " EO BERNAL ! " ta ai o bernal que vcs queriam kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
adriano villarino em 08/03/2013 10:06:16
Eu já participei do Projeto Dançar, os professores são excelentes, é um projeto sério, disciplinado, e o ambiente é adequado. Amei ter participado do projeto, pena que não pude continuar. Mas desejo que esse contrato seja renovado Sim, vale a pena!
 
Sâmela Lima em 08/03/2013 09:52:56
Percebe-se claramente que esse novo governo municipal é contra a cultura. Primeiro, querendo cancelar o reajuste salarial dos professores; agora nao renovando este contrato que muito beneficia nossos jovens estudantes... "Belo" começo para um governo que diz colocar as pessoas em primeiro lugar . Fala sério!!!!
 
Arley Borges em 08/03/2013 09:30:07
Ué gente, ele tem "cortar" de alguns lugares pra pagar o apartamento de quase 2.000.000,00 dele!
 
Patrícia Andrade em 08/03/2013 09:17:39
O triste é que, se os valores estiverem certos (4 mil por mês, mais 3,8 mil de aluguel, mais água e luz), o total dado pela prefeitura ficaria menos de 10 mil reais. Isso para um projeto que beneficia 500 pessoas e gera emprego para professores, secretários e contador. A prefeitura diz que não tem dinheiro para continuar, mas um único vereador ganha salário de mais de 15 mil, além de verba indenizatória.
 
Leandro Batista em 08/03/2013 09:07:47
Qdo é que o Ministério Público vai tomar alguma atitude qto a este prefeito louco? Só tem feito coisas ruins à cidade desde que assumiu a prefeitura. Será que teremos que esperar o caos total?
 
Maria Clara Gonçalves em 08/03/2013 09:07:25
Tá certo! Não votaram pra limitar o orçamento da prefeitura? Então toma aí oposição! Vão reclamar com os vereadores agora.
 
Abrãao Raeh em 08/03/2013 08:04:50
APENAS PARA COMPRAR APARTAMENTO CARÍSSIMO....ME SINTO ENVERGONHADA...
 
Sandra Regina em 08/03/2013 07:52:17
é uma pena um projeto destes acabar assim, a minha filha participa deste projeto desde os 06 anos, era muito gratificante, pois muitas familias que não tinham condições de pagar por uma aula em outro lugar iam para o projeto dançar, sem contar os profissionais que são maravilhosos.
E o Bernal? tá mudando para uma nova residência
E o projeto dançar? foi para as cucuias.
E as crianças? ficam chupando dedo.
???????????????????????????????????????????????? aqui fica minha indignação por este prefeito.
será que é só este projeto que ele vai cortar? acho melhor ficarem de olho bem aberto, pois muita m............. vai rolar ainda.
 
angel silva em 08/03/2013 07:52:05
É ISSO AI AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR!! MARAVILHOSO NÉ!
ATE QUANDO VAMOS VER NOSSOS JOVENS E CRIANÇAS MERGULHADOS NAS DROGAS E OUTROS TIPOS DE VIOLÊNCIAS E CRIMES?. POR QUE SE NÃO HÁ NADA PARA ELES FAZEREM, NÃO HÁ PROJETOS, NÃO HÁ ESPAÇOS DE LAZER, NAO HÁ INCENTIVOS E QUANDO TEM, COMO UM PROJETO MARAVILHOSO COMO ESTE, SIMPLESMENTE DÃO UM BASTA... O QUE SOBRA ENTÃO? BOCAS DE FUMOS POR AI, BANDIDAGEM E TODO TIPO DE ATROCIDADES QUE ROUBAM NOSSOS JOVENS, CEIFAM OS SONHOS DO NOSSO POVO. CULTURA É COMIDA, É BEBIDA. É VITAL, SENHOR BERNAL!!!

REVIVA CAMPO GRANDE JÁ !!!
 
PABLO RODRIGUES em 08/03/2013 00:45:37
Pode fazer o seguinte pega os 5,5 mil que a nova chefe da agetran vai ganhar sem trabalhar este mês e paga o aluguel do espaço...
 
Ailton Moura em 07/03/2013 23:39:41
O contrato era renovado todo ano de forma ilegal, porque para celebrar convênio com a administração pública há que haver Pública Concorrência - o que nunca aconteceu!!!
 
Marcos Santos em 07/03/2013 23:07:21
O slogan da prefeitura é "AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR". É uma vergonha... Lamentável.
 
Teresa Graça em 07/03/2013 22:52:18
Pois bem, na próxima eleição votem novamente nesse Bernal (que nem conheço- moro em Natal/RN), para continuar a destruição de nossa querida Cidade Morena. As notícias que tenho desse governante são as piores possíveis. Acho que já estão com saudades do Nelsinho e do André. Abraços conterrâneos queridos.
 
Alzira da Silva Andrade em 07/03/2013 22:51:13
Parabéns Bernal, tem que cortar pra poder pagar o salário de quem não trabalha né???
A população (amigos, parentes e afins do bernal) em primeiro lugar!!!
 
Marcio Brunholi em 07/03/2013 22:44:06
Mais uma prova de incompetencia desse novo prefeito, esse projeto é maravilho, tenho uma filha e uma sobrinha que por anos participaram dele, meninas que cresceram,passando de meninas viraram adolecentes, sempre sendo cuidado pela Maezona Iracema, e o Paizão do chico Neder, que eram respeitados por todas as meninas e meninos, que por lá aprenderam a dançar, se comportarem. Os espetaculos sempre foram presenciados por politicos convidados, que no final aplaudiam de pé juntos com os pais emocionados e parentes convidados.Acho que faltou convidar nosso nobre PREFEITO,para presenciar e admirar, o que É O GRUPO GINGA DE DANÇA.
 
merlei bueno em 07/03/2013 22:22:44
Realmente é triste...ver como nossos governantes lidam com a cultura...Não tem muito o que se falar de atitudes como estas.
 
ederson almeida em 07/03/2013 21:58:54
Esse é o nosso prefeito BERNAL.... Gasolina tem neh... apartamento tem tambem neh... mas renovar um contrato de 4 mil mes segundo a materia não tem dinheiro......
 
Guilherme Rocha em 07/03/2013 21:55:32
Parabens ao prefeito, mais uma atitude sem pensar desse politico que esta perdido, demostrando total descontrole em suas atitudes, se não aguenta pega seu chapeu e volta pra radio, acho que desperdicei meu voto...
 
marcos antonio em 07/03/2013 21:42:46
Isso é uma VERGONHA...!
 
Leandro Roda em 07/03/2013 21:30:11
imagem transparente

Compartilhe

Classificados