ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Depois de 2 novelas na Globo, ator volta para fazer oficina

Paula Maciulevicius | 18/06/2015 06:23
Depois de estrear com destaque nas novelas globais em 2014, Nando quer passar aos atores daqui as experiências de bastidores. (Foto: Fernando Antunes)
Depois de estrear com destaque nas novelas globais em 2014, Nando quer passar aos atores daqui as experiências de bastidores. (Foto: Fernando Antunes)

Com o fim das gravações da novela "Alto Astral", onde viveu o nadador Nando Rodrigues, o ator campo-grandense volta à Capital para oferecer uma oficina de interpretação de TV e Cinema. Depois de estrear com destaque nas novelas globais em 2014, Nando quer passar aos atores daqui as experiências de bastidores e um pouquinho do que é esse universo da televisão.

"A oficina vai fazer um apanhado da TV, desde os bastidores, como é sair de cidade pequena, quais cursos fazer lá fora, como fugir dos caça-níqueis, porque tem muita gente que brinca com os sonhos das pessoas", comenta. Nando deixou Campo Grande há 14 anos para seguir os caminhos artísticos no Rio de Janeiro. 

A oficina será feita nos dias 27 e 28 de junho, próximo final de semana, em parceria com o diretor Vitor Frad, que co-dirige o longa do Rock in Rio e um dos fundadores da Videobooks Brasil, produtora tida como referência em portfólios. 

Nando viveu Ricardo, um nadador, na novela "Alto Astral".
Nando viveu Ricardo, um nadador, na novela "Alto Astral".

"Vamos passar pontos importantes, transitar pelo teatro, cinema, televisão, desde a porta de entrada, como se portar no teste, como produzir material se apresentar ao produtores de elenco e passado esse primeiro momento, disponibilizar dois textos um diálogo e um monólogo", descreve o ator.

Os textos serão gravados e depois disponibilizados aos alunos da oficina em link para envio aos produtores de elenco. No curso, os profissionais também falam dos caminhos para que o material chegue até a Globo. "A ideia é que a oficina seja para pessoas que já estejam engajadas. Queremos fomentar a cultura, criar um movimento aqui", explica Nando.

A oficina já rodou quase todas as capitais brasileiras e chega a Campo Grande em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Cultura do Estado. "Eu sinto que o movimento está acontecendo aqui, mas ainda é pequeno. Existe uma geração querendo, existe demanda, meu intuito é abrir um instituto cultural, montar um espaço, essa oficina talvez seja o primeiro passo", resume o ator.

No longa, “Olhar de Nise”, Nando vive o dramaturgo Antonin Artaud. (Foto: Leonardo Cavalcante Olhar de Nise)
No longa, “Olhar de Nise”, Nando vive o dramaturgo Antonin Artaud. (Foto: Leonardo Cavalcante Olhar de Nise)

Inscrições - Para se inscrever, os interessados devem contactar o telefone 8176-6680, ou então enviar um e-mail para: oficinacgdeatores@gmail.com. A oficina acontece das 13h às 22h30, no Sebrae, no valor de R$ 600,00. Para Campo Grande, Nando frisa que o investimento caiu pela metade, em função das parcerias firmadas. A inscrição pode ser parcelada em até 3x.

Paralelo à televisão, Nando espera a estreia do longa-metragem “Olhar de Nise” no Festival de Gramado. Dos diretores Jorge Oliveira e Pedro Zoca, ele interpreta o dramaturgo francês Antonin Artaud, paciente da psiquiatra Nise da Silveira, que sofre de Esquizofrenia. "É a história da primeira psiquiatra do País a desenvolver uma técnica que ao invés do eletrochoque, trabalha nos pacientes a arte terapia", explica.

Os planos para o segundo semestre de Nando é de rodar seu primeiro curta como diretor. Um filme que ele mesmo escreveu com o poeta Guga Correia e estava na gaveta há dois anos. "Não Fume" sintetiza as relações humanas e deve começar a ser gravado em julho.

Ainda neste ano, Nando retorna aos palcos do teatro com uma peça em São Paulo. Já quanto à volta para a televisão, o ator fala que é uma incógnita. "Nunca se sabe, quando eu estava terminando 'Alto Astral', já estavam produzindo as novelas seguintes, a gente precisa esperar acabar esse ciclo", explica. Mas o ator continua com contrato na Rede Globo.

Uma das turmas da oficina que já passou por quase todas as capitais.
Uma das turmas da oficina que já passou por quase todas as capitais.
Nos siga no Google Notícias