ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Dourados é palco do 6º Festival Internacional de Teatro

Eduardo Penedo | 08/09/2014 21:50

A cidade de Dourados será palco da 6° edição do Festival Internacional de Teatro que acontece de 10 a 28 de setembro. O evento que é uma parceria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), mobiliza os movimentos teatrais do país inteiro e oferece ao público espetáculos regionais, nacionais e internacionais, assim como de universidades, oportunizando trocas de experiências e saberes entre os grupos participantes.

O Festival conta ainda com várias oficinas, palestras e workshops, com a finalidade de estimular a reflexão sobre o fazer artístico e sobre as condições de produção/percepção de signos e significados nas artes cênicas. O evento busca inovação de linguagens e experimentações, atualizando e capacitando artistas e públicos, fortalecendo a inserção social dos indivíduos como cidadãos críticos e participantes, possibilitando, através da arte, novos olhares sobre o mundo e o exercício pleno da cidadania.

Em 2014 o 6º FIT Dourados selecionou espetáculos através de edital de concursos publicado pela PROEX/UFGD (Universidade da Grande Dourados), espetáculos para as mostras nacional, regional e universitária. Espetáculos de 16 estados brasileiros enviaram projeto para participação no evento, sendo São Paulo (43), Minas Gerais (25) e Rio de Janeiro (20) os estados com maior número de projetos enviados nas categorias nacionais. As cidades com mais projetos enviados foram Belo Horizonte (20), Rio de Janeiro (17) e São Paulo (8). Também enviaram projetos os estados da Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Alagoas, Amazônas, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal.

Dentre as Categorias Regionais, foram 4 inscrições para a categoria Regional Palco e 2 inscrições para categoria Regional Rua, além dos espetáculos da categoria Universitário com mais 2 inscritos, sendo um deles do Rio de Janeiro/RJ.
O Festival já faz parte do calendário douradense e se consolidou como um importante evento cultural da cidade. Sendo o maior festival de teatro do Mato Grosso do Sul, o FIT, além de fomentar a produção e divulgação teatral da região, proporciona a troca de experiências entre os profissionais locais, nacionais e internacionais.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento no www.fitdourados.com ou pelos telefones da Coordenadoria de Cultura UFGD - (67) 3410-2877/3410-2875.

Nos siga no Google Notícias