ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Em 2014, Campo Grande ganha "Prêmio Cultura" para melhores produções

Leonardo Rocha | 01/12/2013 11:08
Foto do Teatro Imaginário Maracangalha. (Foto: Divulgação)
Foto do Teatro Imaginário Maracangalha. (Foto: Divulgação)

O Conselho Municipal de Cultura completa 20 anos e no dia da comemoração, a próxima quarta-feira, anunciará um incentivo aos artistas da cidade. Além de homenagear ex-presidentes em uma solenidade na Câmara de Vereadores, aproveitará a data para lançar o primeiro "Prêmio Cultura de Campo Grande".

O edital sairá em fevereiro de 2014. Os interessados devem fazer inscrição até o dia 31 de março, com premiação no valor de R$ 2 mil para cada categoria. A solenidade está prevista para o dia 5 de novembro do próximo ano.

Os recursos da premiação serão provenientes da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais) e Fomteatro (Programa Municipal de Fomento ao Teatro).

A iniciativa partiu do Fórum Municipal de Cultural e tem como objetivo promover e estimular os produtores, trabalhadores e segmentos voltados à cultura da Capital.

Disputa – O prêmio terá 12 categorias, entre elas: música, dança, áudio visual, teatro, literatura, artes visuais, artesanato, culturas populares, patrimônio cultural e circo.

O júri será composto por sete membros indicados pelo Fórum da Cultura e em parceria com Conselho Municipal. No grupo estarão jornalistas que atuam na área cultural e especialista do setor que terão que visitar “in loco” as produções, eventos e lançamentos dos inscritos.

Os trabalhos terão que se enquadrar nas regras e nos critérios estabelecidos no edital da competição. A coordenação dos trabalhos ficará a cargo da Secretaria Executiva do Conselho de Cultura e da Fundac.

Homenagem - No dia 4 de dezembro, o Conselho realiza solenidade na Câmara Municipal para também homenagear pessoas que já estiveram à frente do grupo, lutando por uma política justa de incentivo cultural. Veja a relação dos ex-presidentes:

1. Américo Ferreira Calheiros – maio/1999
2. Evandro Rodrigues Higa – junho/2000
3. Doralice Martins – abril/2001
4. Suzana Nazaret Dolabani Leite – junho/2002
5. Américo Ferreira Calheiros – julho/2003
6. Clarice Maciel Souza Chaves – agosto/2004
7. Alisolete Antônia dos Santos Chaves - março/2006 e abril/2007
8. Indiana Marques Araújo – agosto/2008
9. Athayde Nery de Freitas Junior – agosto/2009
10. Samuel Xavier Medeiros – agosto/2009
11. Roberto Figueiredo – setembro/2011
12. Maria de Fátima Alves Ribeiro – maio/2012
13. Ângelo Marcos Vieira de Arruda – abril/2013

Nos siga no Google Notícias