A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

27/06/2015 07:34

Em ateliê, oficina faz crianças redescobrirem os dinossauros com a criatividade

Aline Araújo
A oficina acontece no sábado. A oficina acontece no sábado.

Se os dinossauros já encantam os adultos (as altas bilheterias de Jurassic Park estão ai para comprovar isso), imagine as crianças! “Eles são doutores no assunto. Você conta algo para eles achando que é novidade e eles te dão uma aula”, comenta a artista plástica Ana Ruas.

Veja Mais
Descobertos na adolescência, Rafa e Ruan mesclam clássicos e pop sertanejo
Em clipe de rock alternativo, casal coloca tudo a perder por mensagem de celular

Dona de inventar oficinas originais, ela reúne crianças de 5 a 10 anos dividido em duas turmas para arte e diversão em uma tacada só. No sábado passado foi a primeira "aula" sobre os animais pré-históricos. Hoje a brincadeira continua, em busca da criatividade dentro do ateliê .

A oficina começa com uma conversa, Ana fala um pouco sobre o universo dos dinossauros, mas não demora muito para as crianças tomarem as rédeas do debate e discutirem entre eles as histórias que conhecem.

AS crianças fazem muitos desenhos.AS crianças fazem muitos desenhos.

Depois é hora de olhar os bonecos de dinossauros e escolher o que eles querem desenhar. A arte começa a surgir no papel, Ana apenas direciona o olhar e aconselha que eles prestem atenção em cada detalhe dos animais.

“Eu não subestimo as crianças, cada um vai desenhar o seu dinossauro como achar melhor. O que eu ajudo é que eles consigam fazer a leitura visual e possam colocar isso dentro do universo de dinossauros deles”, comenta.

Depois do desenho, vem a pintura, mas as crianças ficam livres para interagir e pintar como acham bonito. Com muita tinta disponível, as mães já são avisadas de que a roupa ali é para sujar.

a arte sai do jeito que a criatividade deles mandar. a arte sai do jeito que a criatividade deles mandar.
Com muita observação...Com muita observação...

Na última atividade, Ana esparrama uma caixa com sucatas que eles transformam em dinossauros.

“Nem é preciso falar nada, eles mesmos montam as esculturas. É só colocar a caixa que eles já sabem o que fazer”, diz Ana. A oficina é um momento de lazer e aprendizado. A diversão deixa como resultado, além de trabalhos lindos , o sorriso de cada criança que participa.

“Fico feliz que as mães confiem no meu trabalho, mas mais contente porque as crianças vêm porque elas realmente querem. Me chamam de Ana Ruas e quando estão no ateliê de um artista sentem esse espaço democrático e se comportam como artistas também”, afirma Ana, contente com o resultado do projeto.

Ela sempre inspira o Lado B pela vontade de mostrar possibilidades de expressão pela arte. Certa vez, Ana chegou a enterrar uma carcaça de gado no quintal para que as crianças escavassem como exploradores. Não é bacana?

Também montam escultura com as sucatas. Também montam escultura com as sucatas.



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.