A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

28/06/2016 19:52

Escritora paulista conta a trajetória de imigrantes japoneses em MS

Michel Faustino
O livro “Kasato-maru: uma viagem de esperança” retrata a história dos primeiros imigrantes japoneses em Mato Grosso do Sul. (Foto: Alcides Neto)O livro “Kasato-maru: uma viagem de esperança” retrata a história dos primeiros imigrantes japoneses em Mato Grosso do Sul. (Foto: Alcides Neto)
O presidente da associação Nipo Brasileira, Acelino Nakasato, disse que o livro começou a ser escrito em 2007. (Foto: Alcides Neto)O presidente da associação Nipo Brasileira, Acelino Nakasato, disse que o livro começou a ser escrito em 2007. (Foto: Alcides Neto)
O cônsul geral do Japão, Takahiro Nakamae, esteve presente no lançamento do livro. (Foto: Alcides Neto)O cônsul geral do Japão, Takahiro Nakamae, esteve presente no lançamento do livro. (Foto: Alcides Neto)

A trajetória de 47 imigrantes que embarcaram em 1908 no navio Kasato-maru, na ilha de Okinawa, no Japão, e vieram para Campo Grande iniciar sua trajetória no novo país, é retratada no livro “Kasato-Maru: uma viagem de esperança”, da escritora japonesa radicada em São Paulo, Sonoko Akamine, lançado oficialmente na noite desta terça-feira (28) na sede da associação Nipo Brasileira, em Campo Grande. A festa de lançamento contou com a presença do cônsul geral do Japão no Brasil, Takahiro Nakamae.

Veja Mais
Em clipe de rock alternativo, casal coloca tudo a perder por mensagem de celular
Poeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos devido a problemas respiratórios

O presidente da associação Nipo Brasileira, Acelino Nakasato, lembra que, a obra também coroa a comemoração dos 120 anos de tratado de amizade, comércio e navegação entre Brasil e Japão e reforça a importância de Mato Grosso do Sul no desenvolvimento desta relação.

Nakasato conta que o livro trás a história dos primeiros 47 imigrantes que se estabeleceram em terras sul-mato-grossenses e aqui se estabeleceram. A maioria, na Capital, Campo Grande.

Ele lembra que a produção do livro foi iniciada em 2007, com o objetivo de retratar a história desses imigrante. Um trabalho moroso e que dependeu de esforços somados, comenta.

O livro traz também um registro da visita do príncipe Akishino, filho mais novo do imperador Akihito do Japão, e sua esposa Kiko, em Campo Grande, ocorrida em novembro do ano passado. São 50 fotos das autoridades nipônicas, do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), entre outros, que fizeram parte do momento histórico que marcou os 120 anos de amizade entre Brasil e Japão. 700 exemplares do livro foram impressos ao custo de R$ 28 mil para serem distribuídos e comercializados.

A escritora e advogada paulista Sonoko Akamine autografando o livro entregue para os participantes da festa de lançamento. (Foto: Alcides Neto)A escritora e advogada paulista Sonoko Akamine autografando o livro entregue para os participantes da festa de lançamento. (Foto: Alcides Neto)



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.