A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

09/02/2014 13:49

Exposição com gravuras de Lasar Segall é aberta no Sesc Horto

Alan Diógenes
Gravura é o nome dado a uma técnica manual de impressão em que o artista utiliza a pedra, o linóleo e o metal como matrizes.Gravura é o nome dado a uma técnica manual de impressão em que o artista utiliza a pedra, o linóleo e o metal como matrizes.

Exposição "A gravura de Lasar Segall - poesia da linha e do corte" será aberta no Sesc Horto no dia 17 de fevereiro, às 20h, com vernissage de lançamento na galeria de artes. A exposição que conta com xilogravuras e gravuras em metal produzidas entre 1913 e 1930 segue até o dia 21 de março. Logo após é encaminhada para o Sesc Corumbá no dia 03 de março com os trabalhos reimpressos a partir de matrizes originais do Museu Lasar Segall, localizado em São Paulo.

Veja Mais
Aos amantes do Fusca, tem exposição gratuita de relíquias até dia 18
Exposição a solventes pode provocar danos neurológicos em frentistas

O objetivo do Sesc é contribuir com formação do olhar e estímulo da criatividade, aguçando a visão crítica e o resgate de valores artísticos regionais e nacionais, divulgando a produção artística do país, e facilitando o conhecimento sobre os movimentos artísticos ocorridos no Brasil.

mostra tem como alvo produtores artístico-culturais e acadêmicos de artes visuais, mas também é aberta ao público em geral.

Gravura é o nome dado a uma técnica manual de impressão em que o artista utiliza a pedra, o linóleo e o metal como matrizes. O primeiro passo é gravar imagens na matriz fazendo cortes ou sulcos, com ferramentas cortantes, tais como as goivas e os buris. No segundo passo, o artista passa tinta e depois imprime a imagem em um papel, que sai invertida. Pode-se tirar várias cópias iguais, obtendo assim uma tiragem. Desta maneira a gravura se torna uma obra única, pois pode ter múltiplas cópias.

Sobre o artista – Segall é natural de Vilna na Rússia. Ele foi ainda muito jovem estudar artes em Berlim e depois se transferiu para a cidade alemã de Dresden, onde montou seu ateliê. Como viveu anos difíceis da Alemanha nas duas primeiras décadas do século 20, o período está presente em seus traços fortes e marcantes, além do olhar constante sobre a figura humana. Essas características o colocaram entre os nomes centrais da segunda geração do expressionismo europeu.

Uma virada acontece na vida do artista quando ele se muda para o Brasil. As cores e a cultura do país trazem novas influências ao traço do artista que trabalhou em suportes distintos como pintura, xilogravura, escultura e desenho.

Segall acreditava que a gravura deveria reproduzir formas chapadas, com muitos contrastes entre o preto e o branco. Ao tirar cópias de suas matrizes de madeira, carregava nas tintas, cobrindo totalmente as partes altas da placa. O resultado deveria mostrar o essencial, como um folheto de cordel. As gravuras com o tema da emigração enfocam a viagem de navio e a chegada à nova terra. Nestas gravuras em metal, Segall utiliza-se de linhas mais suaves e sinuosas para retratar o mar, as gaivotas e as curvas do navio.

O artista tinha a teoria de que a gravura deveria reproduzir formas chapadas, com muitos contrastes entre o preto e o branco. Ao tirar cópias de suas matrizes de madeira, carregava nas tintas, cobrindo totalmente as partes altas da placa. O resultado deveria mostrar o essencial, como um folheto de cordel. As gravuras com o tema da emigração enfocam a viagem de navio e a chegada à nova terra. Nestas gravuras em metal, ele utiliza-se de linhas mais suaves e sinuosas para retratar o mar, as gaivotas e as curvas do navio.

Serviço – Os interessados podem obter mais informações sobre pelo telefone 3311-4300. O Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200 e o Sesc Corumbá na rua Domingos Sahib, 570 no Porto Geral.

 

Exposição a solventes pode provocar danos neurológicos em frentistas
A exposição frequente a solventes exalados pela gasolina podem provocar danos neurológicos em frentistas de postos de combustível. É o que mostra pes...
Para STF, exposição de deputado de MS traz nova ótica para Mais Médicos
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Antonio Melo, considerou que a exposição feita pelo deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) traz uma n...



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.