ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Fanpage é instrumento para manter vivo na memória legado de Renato Fernandes

Aline Araújo | 27/02/2015 08:04
Histórias, musicas e fotos antigas compõem a pagina.  (Foto: Reprodução/Facebook)
Histórias, musicas e fotos antigas compõem a pagina. (Foto: Reprodução/Facebook)

Há pouco mais de uma semana o blues brasileiro se despediu de um de seus maiores nomes, do ex-vocalista da banda Bêbados Habilidosos. Renato Fernandes se foi, mas todo o legado e história dedicados ao blues podem permanecer graças aos amigos. Os músicos Luís Henrique Ávila e Fábio Brum criaram um fanpage dedicada a Renato.

Além das músicas, hospedadas no Sound Cloud, a página também posta vídeos e histórias da vida do músico, contadas pelos mais próximos. A ideia da página partiu de Fábio, Luís Henrique abraçou o projeto, e hoje os dois compartilham arquivos para deixar o conteúdo apresentado mais rico.

Renato no último show em que cantou para o público (Foto: André Vidal)
Renato no último show em que cantou para o público (Foto: André Vidal)

“A ideia de fazer a página partiu do Fábio, que assim como eu foi amigo do Renato por toda a vida. Além de amigo fui vizinho dele, conheço desde que era criança, eu nem tocava ainda. Essa foi a maneira que a gente encontrou de manter a obra dele viva. Ele partiu em um momento que o blues está no auge no Estado, era o pior momento para perder ele. Agora não vamos deixar que o nome dele se apague”, justifica o guitarrista Luis Henrique Ávila.

Criada há menos de uma semana, a página já tem mais de 600 curtidas. O primeiro disco oficial do Bêbados Habilidosos, "Envelhecido 12 Anos", tem download disponibilizado de maneira gratuita na página, e já passou dos 300 players. Luis Henrique conta que Renato nunca foi muito próximo da internet. Por isso, não entendia como pessoas de lugares tão distantes conheciam a sua música.

Por ironia, depois da morte a internet vai ser fundamental para manter toda a história e a vasta contribuição de Renato vivos na memória de quem já era fã e presente para os mais novos, que estão para descobrir o blues sul-mato-grosense por agora.

A página que manter viva a imagem de Renato (Foto: André Vidal)
A página que manter viva a imagem de Renato (Foto: André Vidal)

A página vai ser atualizada aos poucos, com músicas, vídeos, fotos e histórias. Algumas imagens têm mais de 20 anos.

As postagens mostram a importância de um músico reconhecido nacionalmente no cenário do blues. Quem tiver alguma recordação e quiser contribuir, pode mandar inbox na página, fotos que rendam uma homenagem.

Além de manter viva a memória de Renato, a iniciativa ainda divulga música produzida em Mato Grosso do Sul e reverenciada em todo País. “A gente está divulgando a música autoral daqui. O repertório do Bêbados chegou ao nível de ser 99% autoral. Só tinha uma regravação ou outra, mas porque eram músicas que eles gostavam de tocar”, comenta.

Nos siga no Google Notícias