ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Festival América do Sul divulga lista das atrações nacionais e internacionais

Ângela Kempfer | 22/03/2013 10:10
Ana Carolina integra a lista de artistas nacionais.
Ana Carolina integra a lista de artistas nacionais.

O 10º Festival América do Sul anunciou ontem as atrações nacionais e internacionais da edição deste ano. Na cidade mais carioca de Mato Grosso do Sul, o samba terá espaço grande, com Ivone Lara e Jorge Aragão. Também virão a Corumbá a banda Cidade Negra, Davi Moraes e Ana Carolina

O uruguaio Jorge Drexler, compositor e interprete de “Al otro lado del río” , a primeira música latino-americana a ganhar o Oscar, é o convidado internacional mais esperado. Há anos a organização do festival tentava fechar com o cantor, mas só agora conseguiu. Da Argentina vem o quinteto Violetango e também do Uruguai, a banda de rock latino Abuela Coca.

Na relação de atrações regionais estão Geraldo Espíndola, Sampri, o violonista Marcelo Fernandes, Jerry Espíndola, O Bando do Velho Jack e Forró Zen.

O Festival acontece entre os dias 1º e 5 de maio e também terá a dança do Conectivo Corpomancia, Cia do Mato, L’Esplose (Colômbia) e Cia. Juvenil do Moinho Cultural.

Na parte de teatro e circo, as atrações sul-mato-grossenses são Rick Thibau, Flor e Espinho e Mambembe Trupe Teatral, mas também há os espetáculos nacionais de Clarisse Abujamra, Cia. de Arte Negus, Gurpo de Mágicos Ed, Luiz Salem e Renata Celidônio e do Paraguai a Cia. de Assunción de Carmem Briano.

Com o tema "Venha navegar nos rio das artes", este ano o maior homenageado do festival é o Rio Paraguai, símbolo da integração e da cultura pantaneira. “Tivemos uma mudança de foco na homenagem. O grande homenageado é o próprio Rio Paraguai, que trouxe desenvolvimento econômico, social, cultural e é tão ligado à religiosidade”, justifica o presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros.

Mas a lista segue com pessoas que têm alguma relação com o rio. Também serão homenageados o acordeonista Wilson de Oliveira; João de Arruda Pinheiro, um pioneiro no transporte de carga, gado e pessoas em lancha pelo Rio Paraguai; a artesã Josefina Alves Ribeiro (em memória), especialista no uso de fibras naturais como o aguapé; Ivone Torres Moraes, responsável pela tradicional festa anual em homenagem a São Pedro, com procissão fluvial; e Rubén Bareiro Saguier, ensaísta, poeta e advogado que foi embaixador do Paraguai na França.

Veja a programação musical completa:

Dia 1º - Wilson de Oliveira, Geraldo Espíndola e Dona Ivone Lara

Dia 02 - Bando do Velho Jack, Abuela Coca e Cidade Negra

Dia 03 - Jerry Espíndola, Jorge Drexler, Grupo Sampri e Jorge Aragão

Dia 04 - Violetango, Davi Moraes e Ana Carolina

Dia 05 - Bloco Brasil

O uruguaio Jorge Drexler é uma das atrações desta edição.
O uruguaio Jorge Drexler é uma das atrações desta edição.
Nos siga no Google Notícias