A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

13/06/2014 21:58

Fundação de Cultura abre a “Mostra Cultural da Fotografia Coxinense”

Alan Diógenes

Foi aberta nesta sexta-feira (13), às 20 horas, no Centro de Atendimento ao Turista de Coxim, a “I Mostra Cultural da Fotografia Coxinense”, projeto patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura do governo do Estado que aborda olhares sobre tradições e peças pantaneiras.

Veja Mais
Com bugrinhos de Conceição, galeria reúne arte de MS e área ainda atende eventos
Danielle Winits vive Marilyn Monroe em peça que estreia em janeiro na Capital

Através das lentes do fotógrafo Hernandes Júnior e de artistas convidados a mostra apresenta a identidade da população local através da iconografia histórica e cultural: lidas, saberes, artesanato, usos e costumes, sítios arqueológicos, paisagens e gastronomia.

Utilizando-se de objetos e elementos simples como o berrante, a guampa do tereré, as tralhas do arreio, as comitivas, os pratos típicos, as antigas edificações, as ferramentas e o trabalho, principalmente das comunidades ribeirinhas, a mostra faz um recorte detalhado e sensível acerca das particularidades e da identidade cultural de Coxim.

A “I Mostra Cultural da Fotografia Coxinense” conta com sessenta fotos profissionais de Hernandes Júnior em três diferentes formatos e quarenta de colaboradores voluntários do projeto.

Residindo há dez anos em Coxim, Hernandes Júnior encontrou seu caminho nas artes através da fotografia. Fez parte de uma missão especial de paz da ONU ao Haiti com o Exército Brasileiro como cabo. Foi lá, registrando o drama da população que sofria com a fome e a morte, que o interesse pela fotografia despertou.

Entretanto, com o passar do tempo, o fotógrafo iniciou uma jornada mais profunda pela cultura haitiana registrando também suas danças, religiosidade, usos e costumes. Ao voltar a Coxim, em 2011, Hernandes lançou-se a clicar a arte, a cultura e a natureza pantaneira.

Sua fotografia “Letreiro Monçoeiro” foi uma das classificadas no Concurso de Fotografias: Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul – Nossa Identidade 2012, do Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura e atualmente faz parte do acervo.

 




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.