ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Fundação leva peças do Estado à feira internacional de artesanato em Pernambuco

Stephanie Romcy | 30/06/2014 14:20
Caminhão que fará o transporte foi doado pelo Programa do Artesanato Brasileiro. (Foto: Daniel Reino)
Caminhão que fará o transporte foi doado pelo Programa do Artesanato Brasileiro. (Foto: Daniel Reino)

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul levará o trabalho de 200 artesãos do Estado para a 15ª Feira Internacional de Negócios do Artesanato, a maior da América Latina no setor artesanal. O evento será realizado entre os dias 2 e 12 de julho em Olinda, Pernambuco.

Seis entidades estarão presentes na feira: Artems, Fenarte, Unearte, Sinart, Proart, API-Praça dos Artesãos. Elas representarão o Estado através da arte de 200 artesãos credenciados e a exposição de cerca de 2.500 peças.

Todo o material será transportado pela Fundação através de um caminhão com capacidade para 11 toneladas. As peças selecionadas para as feiras nacionais seguem alguns critérios: regionalidade, agregado valor cultural, matéria-prima e técnica de produção. Trazem à tona temas referentes ao Pantanal, às populações indígenas, tradições e demais referências culturais do Estado.

Elas são produzidas, em grande parte, com matérias primas locais e manifestam a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense. Os recursos naturais abundantes são traduzidos em peças de madeira e fibras vegetais que se transformam em abajures, bandejas, luminárias, fruteiras, cestos, além de trabalhos em cerâmica como utensílios domésticos e esculturas cujas imagens marcam fortemente a nossa identidade numa linguagem diferenciada e surpreendente.

Feira - A Feneart promete transformar o pavilhão do Centro de Convenções de Olinda em um grande espelho para o artesanato dos estados do Brasil e países participantes. Cinco mil expositores ocuparão 800 espaços em uma área de 29 mil m². A estimativa é movimentar acima de R$ 40 milhões em negócios e receber um público superior a 300 mil pessoas durante a realização.

Nos siga no Google Notícias