ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Artes

Grupo acampa em ateliê para debater arte contemporânea, pintura e intervenção

Elverson Cardozo | 09/04/2014 06:43
Acadêmicos da Unigran chegaram cedo para montar acampamento no ateliê. (Foto: Cleber Gellio)
Acadêmicos da Unigran chegaram cedo para montar acampamento no ateliê. (Foto: Cleber Gellio)
Primeiro dia de seminário foi no Marco. (Foto: Marcelo Victor)
Primeiro dia de seminário foi no Marco. (Foto: Marcelo Victor)

Um grupo de 30 acadêmicos da Unigran (Universidade da Grande Dourados) desembarcou ontem (8) em Campo Grande e está acampado no ateliê da artista plástica Ana Ruas, no bairro Tayamã Park, para participar do seminário “Entre vários olhares: da pintura à intervenção”, que começou nesta terça-feira (7) e termina amanhã (10).

O projeto, contemplado pelo Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais, de 2013, tem como objetivo principal a difusão e valorização do debate crítico para a formação de público para arte contemporânea em Campo Grande.

Com inscrições gratuitas, o seminário atraiu gente disposta a aprender, como os alunos, estudantes de Arquitetura e Urbanismo, que vieram em uma verdadeira caravana, além daqueles que já carregam a experiência nas costas e tem o dom e o prazer de ensinar.

Na lista de convidadas e palestrantes, que são de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Distrito Federal, nomes como Aline Figueiredo (crítica de arte, curadora e historiadora), Leda Catunda, (pintora, escultora, artista gráfica e visual), Lucia Koch (artista plástica), Maria Adélia Menegazzo (escritora e professora universitária), Marília Panitz (mestre em arte contemporânea), Sandra Tucci (artista plástica) e Saleti Barreto (curadora e produtora cultural).

No Marco (Museu de Arte Contemporânea) e no ateliê de artista, elas se revezam para falar sobre a arte contemporânea, por meio de leituras, debates e apresentações de experiências.

Intenção do evento, diz Ana Ruas, é ampliar o conhecimento com relação à arte contemporânea. (Foto: Marcelo Victor)
Intenção do evento, diz Ana Ruas, é ampliar o conhecimento com relação à arte contemporânea. (Foto: Marcelo Victor)

A intenção do evento, diz Ana Ruas, é ampliar o conhecimento com relação à arte contemporânea e observar onde a pintura está inserida. “Tem que ser discutido porque, tanto o MS quanto o MT, utiliza muito a pintura como linguagem”, disse.

Professor da Unigran, nos cursos de arquitetura, engenharia e artes visuais, Magno Missirian resolveu trazer os alunos porque, em sala, na disciplina de estética e história da arte e arquitetura, já trabalha com eles a pintura e intervenção urbana.

No ano passado, por exemplo, os alunos pintaram 25 muros na cidade. “Uma das coisas que a gente percebe e, como diz a música, é que o artista tem que estar onde o povo está. A pintura e a arte estão tomando esse caminho”, afirmou.

No terceiro semestre do curso de arquitetura, Stela Fernandes, de 19 anos, acha que as duas áreas dialogam e, por isso, o seminário é importante na formação acadêmica. “É importante para a gente aprender sobre intervenção urbana. Acho muito criativo a forma como ela pinta. Ela faz uma análise, valoriza o entorno. Nada é por acaso”, comentou, referindo-se ao trabalho de Ana Ruas.

Acadêmicos aproveitaram para visitar a intervenção Plano B. (Foto: Marcelo Victor)
Acadêmicos aproveitaram para visitar a intervenção Plano B. (Foto: Marcelo Victor)

Como resultado, no final do seminário três textos críticos sobre os temas abordados serão publicados em um portfólio digital, contendo temas relacionados às palestras realizadas.

Prêmio Funarte – Mais de 900 pessoas participaram do Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais de 2013, mas apenas 10 foram contempladas, entre elas Ana Ruas, que ficou na quarta colocação. A artista é a única mulher a representar o Centro-Oeste.

Realizado pela Fundação Nacional de Artes Funarte (Funarte), em parceria com o Ministério da Cultura e com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o edital contribui para o fomento e a difusão da expressão artística considerando o reconhecimento das mulheres nas artes visuais.

Nos siga no Google Notícias