A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

19/09/2013 13:36

Grupo cuiabano apresenta espetáculo inspirado nas histórias das escravas de MT

Elverson Cardozo
Trabalho foi inspirado na história da Dança do Chorado. (Foto: Karine Arruda)Trabalho foi inspirado na história da Dança do Chorado. (Foto: Karine Arruda)

O grupo cuiabano Digoreste Produção Cultural, em parceria com a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), apresenta, nesta segunda-feira (23), no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, o espetáculo “Choro de Alma”. O evento tem entrada franca, duração aproximada de 60 minutos e classificação livre.

Veja Mais
Poeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos devido a problemas respiratórios
Com gorros de Papai Noel, artistas realizam performance contra calote de editais

O trabalho foi inspirado na história da Dança do Chorado, que teve sua origem ligada ao sofrimento das mulheres negras de Vila Bela de Santíssima Trindade, a primeira Capital de Mato Grosso.

Conta a história que essas mulheres, escravas, ao verem os filhos e maridos serem castigados, dançavam para agradar os senhores. Em troca conseguiam aliviar o sofrimento de seus familiares.

Em poucas palavras, o grupo descreve o espetáculo: “Popular como a dança do chorado. Erudito como a dança contemporânea. Choro da Alma é, ao mesmo tempo, uma expressão de sofrimento, alegria, sensualidade, misticismo e luta do povo vilabelense”.

“Choro de Alma” é o único projeto de Mato Grosso premiado pela Funarte (Fundação Nacional de Artes) Petrobras de Danças Klauss Viana/2012, que investiu R$ 9 milhões em 81 projetos de todo o país. A circulação tem o incentivo do Ministério da Cultura.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.