ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Artes

Grupo cuiabano apresenta espetáculo inspirado nas histórias das escravas de MT

Elverson Cardozo | 19/09/2013 13:36
Trabalho foi inspirado na história da Dança do Chorado. (Foto: Karine Arruda)
Trabalho foi inspirado na história da Dança do Chorado. (Foto: Karine Arruda)

O grupo cuiabano Digoreste Produção Cultural, em parceria com a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), apresenta, nesta segunda-feira (23), no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, o espetáculo “Choro de Alma”. O evento tem entrada franca, duração aproximada de 60 minutos e classificação livre.

O trabalho foi inspirado na história da Dança do Chorado, que teve sua origem ligada ao sofrimento das mulheres negras de Vila Bela de Santíssima Trindade, a primeira Capital de Mato Grosso.

Conta a história que essas mulheres, escravas, ao verem os filhos e maridos serem castigados, dançavam para agradar os senhores. Em troca conseguiam aliviar o sofrimento de seus familiares.

Em poucas palavras, o grupo descreve o espetáculo: “Popular como a dança do chorado. Erudito como a dança contemporânea. Choro da Alma é, ao mesmo tempo, uma expressão de sofrimento, alegria, sensualidade, misticismo e luta do povo vilabelense”.

“Choro de Alma” é o único projeto de Mato Grosso premiado pela Funarte (Fundação Nacional de Artes) Petrobras de Danças Klauss Viana/2012, que investiu R$ 9 milhões em 81 projetos de todo o país. A circulação tem o incentivo do Ministério da Cultura.

Nos siga no Google Notícias