A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

26/10/2013 07:12

Há 45 anos tocando na noite, o engraxate que virou artista comemora com amigos

Anny Malagolini
Músico completa em 2013, 45 anos de carreira.Músico completa em 2013, 45 anos de carreira.

Na noite campo-grandense, lá se vão 45 anos de carreira. Figura conhecida nos bares da cidade, o cantor Simona  persiste na boêmia do samba. O pai tocava viola de cocho e cantava músicas do folclore cuiabano. A mãe também o acompanhava no canto, no reco-reco e no ganzá. Foi assim, desde pequeno, a música alimentando o sonho. É uma vida dedicada à cultura em Campo Grande que vale ser contada, até como reconhecimento.

Veja Mais
Descobertos na adolescência, Rafa e Ruan mesclam clássicos e pop sertanejo
Em clipe de rock alternativo, casal coloca tudo a perder por mensagem de celular

De Cuiabá, o cantor veio com a família para morar em Terenos. Ali, foi até engraxate. No ofício, diz que fazia dos sapatos dos clientes uma experiência musical, ao passar a flanela no ritmo de samba. E profecias como “você ainda vai ser um cantor famoso” ditaram o futuro.

Ele conta que também fazia a limpeza da única sala de cinema da cidade, de graça. “Queria poder ouvir as músicas que iniciavam os filmes e não tinha dinheiro para pagar”, lembra. 

O músico em registro se chama Manoel Sotero de Oliveira , mas ganhou o apelido de Simona, uma singela homenagem de quem o ouviu cantar e logo registrava traços artísticos, como voz e tom, semelhantes aos do músico “Simonal”. “Nunca imitei ele, mas sou fã confesso e não me reconheço por outro nome”, comenta.

Nos anos 80, Simona foi se aventurar no Rio de Janeiro, e abriu shows de Beto Guedes e Belchior e chegou a dividir o palco com artistas consagrados da música brasileira, como Zé Ramalho, Moraes Moreira e Fagner.

A estrada, que foi cheia de boas surpresas, em conjunto com grandes nomes sentiu falta de uma produção própria, e em 2005, ele lançou seu primeiro e único CD da carreira. As músicas estão disponíveis aqui.

Para comemorar a carreira, no dia 10 de novembro, o músico de 63 anos vai promover um churrasco. Com patrocínio dos "Amigos do Simona", ele quer comemorar cantando.

A festa será na Loja Maçônica da rua Raineri Mazilli, nº 500, no bairro Santo Amaro. Os ingressos custam R$ 20,00 e estão a venda na loja Sabor de Morango e Massato Tur. Para ter mais informações sobre o evento acesse o link aqui.




boa matéria com esse gde profissional, conheci o Simona na epoca do bar do gato junto com o velho Samuray eles comandavam todas as quintas feiras um show de musicas. Parabéns pela sua historia.
 
magali santana em 27/10/2013 19:41:19
simona este e fera,infelizmente as pessoas não dão valor a quem não vai para a mídia , o repertorio do simona e simplesmente fantástico,o cara e fera , so não teve sorte de ter um empresário para divulgá-lo, tomar uma cerveja ouvindo o simona é simplesmente fantástico, estarei no churrasco, sou seu fã.
 
pedro alves da silva filho em 26/10/2013 23:16:13
Graaande Simona! Ouvi muito você quando fazia shows em 1986 (há 27 anos) no Bar JJ, Bar A Ilha, e Bar Som de Cristal, todos já extintos, e que eram localizados na Avenida Afonso Pena, entre as ruas Terenos e Visconde de Taunay, próximo ao Clube União dos Sargentos das Forças Armadas. Aqueles bares "ferviam" de segunda a sexta-feira e lá se ouvia muita música boa. Por lá passaram, além de você, o Nando, o Celito Espíndola, o Zé Geraldo, o Arapicara, e outros tantos que não recordo mais os nomes. Bons tempos.
 
Adilson Costa em 26/10/2013 20:03:29
Um forte abraco, grande artista, estrela do MS, conheci com um grande amigo Tuquinha de Terenos, estaremos no seu churrasco.
 
rubens ALVARENGA em 26/10/2013 12:54:32
Grande, SIMONA, incontáveis shows já presenciei com este talento, gente fina,
um show man das noites de Campo Grande. Abraço, irmão !
 
Sérgio Spengler em 26/10/2013 11:16:35
Parabéns meu amigo, Simona, desde os meus 18 anos sou prova da capacidade e do seu talento, vi a matéria e me emocionei, passou um filme dos vários momentos que vi você cantar, um beijo no seu coração, não poderei ir ao evento mas desde já sucesso. e feliz aniversario pelos 45 anos de carreira, parece que foi ontem.
 
Mauro Napoleao em 26/10/2013 10:51:19
Simona é muito ético, nunca o vi envolvido em confusões, ele só soma, e por isso e por seu talento é muito querido por todos! Parabéns, Simona, que venham mais estradas pra você trilhar!
 
Raimundo Edmário Guimarães Galvão em 26/10/2013 10:45:48
Um excelente cantor,uma ótima pessoa,um talento perdido nos bares de CG..
Admiro mto o "conjunto" q é o Simona..Quantas vezes cantando ali no manias,ali no petrópolis..um presente ao nosso bairro...
PARABÉNS Simona pelo talento,pela força de vontade,por acreditar...
E cm certeza estaremos lá (digo estaremos pq tdos lá d casa adoramos ouvi-lo cantar..),dia 10 t prestigiando e aplaudindo e mto.
\o/
Sucesso sempre!
 
Rose Gama em 26/10/2013 07:55:50
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.