ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Hermanos Irmãos refazem "caminho das canções", começando pelo Trem do Pantanal

Naiane Mesquita | 03/06/2016 15:00
Rodrigo Teixeira, Márcio de Camillo e Jerry Espíndola (Foto: Alcides Neto)
Rodrigo Teixeira, Márcio de Camillo e Jerry Espíndola (Foto: Alcides Neto)

Em 1975, Geraldo Roca e Paulo Simões atravessaram “todos os trilhos da terra” saindo de Campo Grande com destino a Machu Picchu. A viagem rendeu histórias e canções que se tornaram símbolos da cultura sul-mato-grossense, entre elas, Trem do Pantanal. Agora, no rastro desse caminho, o trio Hermanos Irmãos refaz a mesma viagem, como uma homenagem a aqueles que marcaram tanto a música do Estado no projeto "O caminho das canções".

“Infelizmente não vamos poder fazer o mesmo caminho que o Geraldo e o Paulinho percorreram porque o trem que ia de Campo Grande até Corumbá não existe mais. Os trilhos foram retirados”, lamenta Rodrigo Teixeira, 47 anos.

Ao lado de Marcio de Camillo, 46 anos, e Jerry Espíndola, 51 anos, os músicos concederam entrevista ao Lado B na antiga Estação Ferroviária Noroeste do Brasil, em Campo Grande. Tombada como Patrimônio Histórico e Material da cidade, ela tem apenas um vagão, que lembra vagamente o original. “Ao contrário das outras cidades por onde eles percorreram, o Brasil não preservou a sua história. Vamos de van até Corumbá e de lá seguimos pelo trem”, explica Rodrigo.

Músicos visitaram antiga estação ferroviária em Campo Grande, desativada, mas sempre presente na memória (Foto: Alcides Neto)
Músicos visitaram antiga estação ferroviária em Campo Grande, desativada, mas sempre presente na memória (Foto: Alcides Neto)

A primeira parada será amanhã, na Praça Generoso Ponce, em Corumbá, para um show na Semana de Meio Ambiente. De lá, o trio segue para a Bolívia, em La Paz, no dia 8 de junho, em Cusco no Okuku Bar, no Peru, no dia 11 e 12, e por fim em Machu Picchu, em 14 de junho. “Foi aqui que eles começaram a compor a música Trem do Pantanal, se você pensar é Rumo a Santa Cruz de La Sierra, aqui foi a primeira parada”, ressalta Márcio de Camillo.

Antes de seguir viagem, os músicos decidiram pedir a benção a um dos compositores, o cantor Paulo Simões. “Fomos ontem a casa dele, conversamos um pouco sobre a história das canções, da viagem, ouvimos e recebemos a benção dele. É um momento emocionante para todos nós. Entrar na estação ferroviária é incrível, uma energia muito especial”, explica Márcio.

O sentimento à flor da pele é natural. Homenagear os músicos poucos meses após a morte de Geraldo Roca, que faleceu no dia 25 de dezembro de 2015. “Nós todos conhecíamos o Geraldo, eu era amigo dele, a casa dele era na frente da minha. Tudo fica mais sensível e especial por fazer pouco tempo. E nós queríamos fazer uma homenagem para o Paulinho em vida”, acredita.

Rodrigo conta que uma das histórias que Paulo Simões fez questão de contar sobre a viagem dos dois foi o encontro com o ator Rubens Correa no Peru. “Paulo e Geraldo descobriram ao pé de Machu Picchu que não teriam dinheiro para os dois subirem. Então, o Paulo que já tinha ido disse para o Geraldo que poderia subir sozinho, sem ele. O Rubens ficou indignado porque eles tinham ido de tão longe e falou que pagava a subida do Paulinho. Ele não quis, tentou tocar na praça para arrecadar dinheiro e só conseguiu grana para três cervejas”, conta Márcio.

Sobre futuras composições a bordo do trem, o trio não sabe dizer. “Por enquanto, temos a regravação de Trem do Pantanal, que o grupo regravou com produção e arranjo de Carlos Campi, produtor de Jorge Drexler. Vamos fazer um videoclipe durante a viagem e também um single”, indica Jerry Espíndola.

A ideia do trio é continuar com o projeto, envolvendo outras canções e trechos, mas sem nada definido.

 

Nos siga no Google Notícias