ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Komb's: o coletivo que vai reunir artistas e funcionar como mini-galeria

Elverson Cardozo | 18/03/2013 07:08
Noite foi marcada por apresentações de músicos regionais. (Foto: Marcos Ermínio)
Noite foi marcada por apresentações de músicos regionais. (Foto: Marcos Ermínio)

Viver com arte, da arte e para arte, sempre foi o sonho da artista plástica Anne Machinsky e da publicitária Farid Fahed. Amigas de longa data, elas resolveram unir forças para dar início ao novo projeto. Deu certo. O resultado foi visto neste final de semana.

No sábado (16), data de inauguração da "Komb's Coletivo", um espaço criado por elas, que vai funcionar como mini-galeria de arte e ponto de encontro e divulgação da classe artística de Mato Grosso do Sul, as sócias abriram a "casa" - e o coração - ao Lado B. Falaram das conquistas, dos desafios, da expectativa daqui para frente e, claro, dos sonhos, uma palavra que raramente é deixada de lado.

A idéia começou no ano passado, com a "Komb's produções". O nome foi inspirado em um trabalho audiovisual. O objetivo era mexer com produção artístico-visual.

Farid, que trabalhava em uma agência de publicidade, saiu do serviço para assumir, ao lado da amiga, a função de fotógrafa, designer e diagramadora. Anne ficou responsável pela parte dos artesanatos.

Funcionou assim por mais de um ano, desde setembro de 2011, até que, há aproximadamente 3 meses, as meninas começaram a alimentar a idéia de ampliar o projeto para integrar novos artistas e de fazer do espaço um Coletivo para unificar vários segmentos ligados à arte e cultura.

Nasceu, então, a "Komb's Coletivo".

Primeira ação coletiva reuniu vários segmentos da arte. (Foto: Marcos Ermínio)
Primeira ação coletiva reuniu vários segmentos da arte. (Foto: Marcos Ermínio)

Sound Arte - A primeira ação do grupo, que conta com 10 novos parceiros, entre jornalistas, músicos, designers e estilistas, ocorreu no sábado (16), na casa onde funciona o escritório e, agora, a mini-galeria.

O encontro, intitulado "Projeto Sound Art", foi divulgado pelo Facebook e reuniu músicos regionais - Lilian Maira, Celso Petit, Lucas Brandão e Fábio Castro - e artistas como Jorge de Barros, que confecciona bonecos e é figura fácil nos festivais do Estado.

A literatura estava representava pelo varal de poesia da escritora Sul-Mato-Grossense Vanda Ferreira, a "Bugra Sarará". Um desfile deu destaque às roupas de marcas alternativas, criadas aqui mesmo. A pirofagia e o grafite não ficaram de fora.

Anne (à esquerda) e Farid, as idealizadoras do projeto. (Foto: Marcos Ermínio)
Anne (à esquerda) e Farid, as idealizadoras do projeto. (Foto: Marcos Ermínio)

Tudo aconteceu graças ao companheirismo e a união de esforços. Um trouxe parte da decoração, o outro, decorou. Quem sabia cantar, cantou. Quem não sabia, dançou.

Mangueiras de natal viraram iluminação para o palco. Tecidos coloridos, estampados, deixaram o bar, improvisado, posicionado no fundo do quintal, mais apresentável.

Parte do muro ganhou uma nova roupagem. Recebeu o desenho de uma Kombi, que foi pintada na hora, pela arte da grafitagem.

"A gente não tem grana. Cada um traz o que tem e monta. É independente", explicou Fahed. "A gente usa o que tem. Se tiver só linha, vamos fazer uma decoração só de linha", completou.

Expositores - A Komb's Coletivo foi inaugurada com a exposição e venda dos trabalhos de 7 artistas. Clayton Ambrósio, de 38 anos, era um deles. o artesão, que mora em Campo Grande, produz peças com lonas recicladas, como sapatos, carteiras e mochilas.

O artesão Clayton Ambrósio, que fabrica peças com lonas recicladas, era um dos expositores. Apoiou a iniciativa. (Foto: Marcos Ermínio)
O artesão Clayton Ambrósio, que fabrica peças com lonas recicladas, era um dos expositores. Apoiou a iniciativa. (Foto: Marcos Ermínio)

A iniciativa de reunir vários segmentos da arte é mais uma oportunidade de divulgar o que faz, afirmou. Na avaliação do artista, comercializar é importante, mas a visibilidade vem em primeiro lugar.

"Mesmo que você não vende, você divulga seu trabalho. Tem um monte de gente que não conhecia e está conhecendo" disse.

A estudante Zara Jacques, de 17 anos, e a prima, a publicitária Diva Jacques, de 32, que possuem uma marca de roupa alternativa, pensam da mesma forma e acrescentam que o espaço, além de ponto de encontro, vai servir para somar forças. "A partir de agora é mostrar nossa cara", resumiu Diva.

Muriel de Oliveira contribuiu com o encontro grafitando uma Kombi no muro. (Foto: Marcos Ermínio)
Muriel de Oliveira contribuiu com o encontro grafitando uma Kombi no muro. (Foto: Marcos Ermínio)

Muriel de Oliveira, de 25 anos, também quer mostrar o rosto. Grafiteiro há 2 anos, ele espera ser visto de outra forma. A maioria, salvo raras exceções, enxerga artistas desse gênero como vândalos, pontuou. Se pudesse, completou, sairia por aí, grafitando muros velhos. "A gente tem que fomentar mais a cultura.

Farid e Anne, as idealizadoras do projeto, esperam que os sonhos de todos virem logo realidade. A proposta é promover encontros semelhantes ao "Sound Art" pelo menos uma vez por mês. Na mini-galeria, a idéia é fazer um rodízio entre os expositores.

Quem tiver interesse em divulgar ou participar do Coletivo deve ligar para o número (67) 8104-7494 e/ou (67) 8401-2600.

Serviço - A Komb's Coletivo fica na rua Luiza Ovando, 915, no bairo Coronel Antonino (próximo ao Comper Ypê)

Nos siga no Google Notícias