ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Artes

No domingo, “Las Muchachas” comandam circo em Campo Grande

Elverson Cardozo | 23/03/2013 09:00
Renata e Jurena durante ensaio. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Renata e Jurena durante ensaio. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Um circo comandado por elas, “Las Muchachas”. No picadeiro são apenas duas, mas a dupla dinâmica se divide em seis. Tem maestrina, domadora de animais, apresentadora e até bailarina equilibrista.

O Lado B foi conhecer quem dá vida às palhaças do espetáculo “Circo Las Muchachas”, espetáculo que será apresentando gratuitamente neste domingo (24), às 16h, no palco da Cidade do Papai Noel, em Campo Grande.

Atriz e diretora geral da Mambembe, a trupe teatral que realiza o evento, Renata Macedo, de 26 anos, se transforma na palhaça apresentadora, mas também vive “Pliê”, a bailarina equilibrista.

A amiga, a atriz e produtora Jurema Castro, de 39 anos, encarna uma maestrina atrapalhada, que acha que sabe reger; Doroti, a domadora de animais e Pocamira, uma atiradora de flechas. Também é palhaça-apresentadora.

Juntas, Jurema e Renata dão piruetas, se divertem, aprendem e ensinam enquanto trabalham. O espetáculo comandado por elas mistura teatro e circo, mas tem mais movimento que diálogos.

Na apresentação, que dura cerca de 50 minutos, há números de equilibrismo, malabarismo, acrobacias de solo e muita brincadeira, claro. “Não é uma história. É um espetáculo de circo, mas a gente acaba trabalhando alguns valores como a amizade e o respeito ao próximo”, explicou Renata.

No espetáculo, atrizes vivem 6 personagens. (Foto: Vanderlei Aparecido)
No espetáculo, atrizes vivem 6 personagens. (Foto: Vanderlei Aparecido)

A “peça” foi elaborada em 2005 e tinha o nome de “Circo Imperfeito”. A parceria com o atual diretor, Breno Moroni, resultou em uma reformulação. O nome mudou, mas a idéia permaneceu. A diferença é que as “Muchachas” agora dominam melhor as técnicas circenses.

“Ele [o diretor] ensinou porque a gente estava se esborrachando no chão”, contou Jurema.

Embora considerem mais difícil trabalhar com circo – mesmo unindo-o ao teatro – as atrizes se realizam vendo os resultados. Para a diretora, todo artista deveria experimentar o poder do picadeiro. “É uma experiência corporal e cênica única”, relatou.

O espetáculo “Circo Las Muchachas” será apresentando para lembrar o dia nacional do circo, comemorado na quarta-feira (27).

Nos siga no Google Notícias