A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

19/11/2012 11:59

No varal de poesias, quem é mesmo Manoel de Barros?

Anny Malagolini
Poesia de Manoel de Barros, no varal montado na Ary Coelho. (Fotos: Minamar Júnior)Poesia de Manoel de Barros, no varal montado na Ary Coelho. (Fotos: Minamar Júnior)

Poesias, um coreto e pronto, armado o cenário certo para a cultura em praça pública. Em camisetas, calças ou até na fralda descartável, as frases simples, escritas depois de muita pesquisa com palavras, vão indicando quem é o autor.

Veja Mais
Em clipe de rock alternativo, casal coloca tudo a perder por mensagem de celular
Poeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos devido a problemas respiratórios

Manoel de Barros hoje está na Praça Ary Coelho, com formigas e pássaros “livres para pousar”. Chegou pelas mãos da atriz Ramona Rodrigues, para “abrir as comemorações” dos 96 anos do nosso poeta, a serem completados no dia 19 de dezembro.

“Livro é caro, eu sei. Mas agora não tem desculpa é só passar aqui é ler”, explica. O Labirinto Poético criado por ela este ano tem a letra de 21 alunos de oficina de artes cênicas. Cada um escolheu o poema preferido e em um pedaço de pano foi escrevendo.

No coreto novinho em folha, recém inaugurado na praça, os mais descolados podem pegar o microfone e declamar um dos textos espalhados em 96 peças de roupas e tecidos estendidos.

Mas a dificuldade não está apenas em encontrar alguém disposto a declamar.

Na praça, o olhar é curioso, mas a vendedora Crislaine Gonçalves, de 23 anos, nem sequer sabe quem é Manoel de Barros. “Não gosto de ler, tenho preguiça”, justifica. A manicure Shirlei Gonçalves até arrisca um palpite: “Ele foi o fundador da cidade”.

Tudo bem, aposto que para Manoel o que importa mesmo é a leitura. Algo que para o encarregado de serviços gerais, Jucelei Lino, também parece fundamental.

Ele estudou apenas até a 8ª série, mas nunca “desgostou” de ler. “Sei quem é o Manoel de Barros, mas nunca tive a oportunidade de conhecer toda a obra. Aqui, fiquei prestando atenção, mas agora tenho de voltar para o trabalho”, se despede.

Há 15 anos, Ramona Rodriguez pesquisa a obra de Manoel de Barros e todo ano em parceria com a Cia. das Artes comemora o fato de estar tão perto do poeta, que vive em Campo Grande.

O Labirinto Poético está aberto na praça só hoje, até 21 horas.

O Labirinto Poético está aberto na praça só hoje.O Labirinto Poético está aberto na praça só hoje.
Para quem quiser olhar, até 21 horas.Para quem quiser olhar, até 21 horas.



Olá Anny Malagolini!
Sou Gabrielle, tenho 15 anos e estou cursando o Ensino Médio. Achei muitíssimo interessante esse projeto da atriz Ramona Rodrigues. Uma ideia simples, mas com grande importância, incentivar as pessoas a lerem e a conhecerem as obras de um poeta como o Manoel de Barros. Seria interessante se essa ideia tomasse uma proporção maior, quem sabe se criasse um dia para o Varal de Manoel de Barros nos principais pontos turísticos de Campo Grande. Essa iniciativa é um exemplo para projetos futuros que envolvam a cultura encontrada nos livros. Não tive a oportunidade de conhecer esse varal pessoalmente, mas espero ter uma segunda chance. Vou estar torcendo para que essa ideia dê certo e incentive a população a ler e conhecer o trabalho de escritores brasileiros. Sucesso!
 
Gabrielle Piemonte Henriques Sacco em 20/11/2012 17:50:39
Lindo! Parabéns Manoel de Barros. Parabéns Ramona, o varal estava lindo. As crianças, adolescentes, todos perfeitos declamando as lindas palavras do Poeta.
A chuva fez acabar um pouco antes do esperado, mas com certeza molhou as árvores e flores, e fez as borboletas e pássaros muito mais felizes...
 
Alexandra Maria Almeida Carvalho Pinto em 20/11/2012 08:48:24
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.