ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Núcleo artístico de SP promove minirresidência de dança durante 4 dias

Elverson Cardozo | 15/09/2013 10:17
Grupo desenvolvendo pesquisa e criação em dança contemporânea desde 2002. (Foto: Vitor Vieira)
Grupo desenvolvendo pesquisa e criação em dança contemporânea desde 2002. (Foto: Vitor Vieira)

A Cia Fragmento, núcleo artístico de São Paulo, que vem desenvolvendo pesquisa e criação em dança contemporânea desde 2002, vai realizar um minirresidência, com uma série de ações gratuitas, na Casa de Ensaio, em Campo Grande, entre os dias 18 e 21 de setembro.

Na Capital, a Companhia ficará quatro dias se apresentando, oferecendo oficinas, promovendo debates, atividades-diálogos, realizando ensaio aberto e mostra de vídeo.

A iniciativa faz parte de um projeto que recebeu o Prêmio Funarte Petrobras Klauss Viana. A mesma ação já foi levada às cidades de Natal (RN) e Recife (PE) e até o final do ano chegará a Caxias do Sul (RS).

Apresentação - No último dia, o grupo vai apresentar o espetáculo “Nuvens Insetos”, destinado ao público jovem e adulto. Trata-se de uma apresentação de dança contemporânea com 55 minutos de duração e 5 intérpretes em cena.

A pesquisa, para a concepção, teve início em 2011, durante uma temporada no Centro Cultural, em São Paulo. Os artistas promoveram resolveram sair às ruas com uma única pergunta: ‘O que você escreveria se fosse sua última carta?” Mais de 100 registros foram colhidos.

Proposta da Companhia é buscar uma dança teatralizada. (Vitor Vieira)
Proposta da Companhia é buscar uma dança teatralizada. (Vitor Vieira)

O espetáculo relaciona o conteúdo registrado nessas correspondências com outras possibilidades de comunicação do corpo, enfatizando a expressividade das mãos. Em “Nuvens insetos” a relação entre os intérpretes é um contato solitário.

Cia Fragmento de Dança - A proposta da Companhia é buscar uma dança teatralizada, com foco em uma solidez dramatúrgica, coerente com os temas pesquisados.

O universo da relação “vida e obra” tem sido uma pesquisa recorrente para grupo que já se inspirou, por exemplo, em Cecilia Meireles, Frida Kahlo, Tracey Emin e, mais recentemente, Virginia Woolf.
Confira a programação completa da minirresidência em Campo Grande:

Dia 18

Das 19h às 22h - Oficina para estudantes e profissionais da dança de Campo Grande.

Dia 19

17h - Ensaio aberto destinado aos alunos da Casa de Ensaio.
Das 19h às 22h – Continuação da oficina para estudantes e profissionais da dança da Capital.

Dia 20

Das 14h às 17h - Oficina destinada aos alunos da Casa de Ensaio.
Das 19h às 22h - Continuação da oficina para estudantes e profissionais da dança de Campo Grande.

Dia 21

Das 10h às 13h - Mostra de vídeo e debate para participantes das oficinas e público em geral.

20h - apresentação do espetáculo Nuvens Insetos, para participantes das oficinas, público da Casa de Ensaio e público em geral.

Serviço - Interessados em participar podem se inscrever até esta terça-feira (17), pelo seguinte e-mail: contato.aradocultural@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas com Renata Leonim, no (67) 9202-5340, ou Marcos Mattos, pelo (67) 9238-2829.

A Casa de Ensaio fica na rua Visconde de Taunay, 188, esquina com a avenida Afonso Pena, bairro Amambaí, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias