ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Parceria entre Fundação de Cultura e Sejusp leva teatro às Uneis

Eduardo Penedo | 20/09/2014 18:47

Quatro Uneis (Unidades Educacionais de Internação de Campo Grande) irão receber o grupo Imaginário Maracangalha que apresentará o espetáculo Tekoha. Os internos vão assistir a peça em razão de uma parceria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul com a Superintendência de Assistência Socioeducativa da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

As encenações aos adolescentes acontecem entre os dias 23 e 26 de setembro, sempre a partir das 14 horas. As apresentações culturais fazem parte das comemorações da Semana da Juventude 2014 e beneficiarão 100 reeducandos da Capital.

Tekoha - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno é um espetáculo que narra a trajetória do líder guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e pelos direitos dos povos indígenas.

A palavra que dá nome ao espetáculo, Tekoha, tem um significado peculiar. “Teko” significa modo de estar, sistema, lei, hábito, costume. Tekoha, assim, refere-se à terra tradicional, ao espaço de pertencimento da cultura guarani. É no Tekoha que os guaranis vivem seu modo de ser. O Teatro Imaginário Maracangalha faz na rua, praças e outros locais de encenação a representação tão sagrada aos guaranis.

Nos siga no Google Notícias