ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Paulo Simões e Dino Rocha rodam o Centro-Oeste com projeto da cultura pantaneira

Anny Malagolini | 11/05/2013 07:05
O sanfoneiro Dino Rocha é um dos convidados do projeto "Pantanais"
O sanfoneiro Dino Rocha é um dos convidados do projeto "Pantanais"

O som é do chamamé, da polca, do rasqueado e os movimentos apresentam o siriri e o cururu. Ao lado de artistas do vizinho Mato Grosso, os músicos sul-mato-grossenses Paulo Simões e Dino Rocha estão rodando o Centro-Oeste com “Pantanais”, um projeto bancado pela empresa Natura para divulgar a cultura pantaneira.

Ontem, o show foi na capital de Goiás, no Teatro Goiânia Ouro, mas começou por Curitiba (PR) e Ouro Preto (MG). No dia 16, as apresentações serão em Ribeirão Preto (SP) e depois a caravana segue para São Paulo (Capital), mas com data ainda a confirmar.

Para falar de Mato Grosso do Sul, Paulinho escolheu clássicos como “Comitiva Esperança”, “Seguindo em Frente” e “Trem do Pantanal”. Dino Rocha leva o Curupi, Baile Pantaneiro e Gaivota Pantaneira. “As pessoas dançam e cantam juntas, mesmo não tendo tanta familiaridade com o estilo”, comenta o sanfoneiro

Segundo ele, o projeto é uma exceção. “Se ao menos 10% das empresas dispusessem algum tipo de ajuda, todos os sons do Brasil não se isolariam. Mas infelizmente ainda hoje falta patrocínio”, comenta.

Além de música, por onde passa o projeto mostra dança, artesanato, culinária e exibe documentários sobre o Pantanal.
O violeiro mato-grossense João Ormond é curador do festival e também toca como representante do Mato Grosso, ao lado do músico Habel Dÿ Anjos.

O grupo viaja, inclusive, para um apelo pela preservação do Pantanal. Em Goiânia, por exemplo, a programação começou com o documentário em curta-metragem “Céu e Água”, de João Carlos Bertoli (20 min), que trata da simplicidade do homem pantaneiro.

Para a mostra, também foi convidada uma artesã redeira do Mato Grosso e um dos homens que faz sobreviver em Mato Grosso do Sul a arte de produzir violas de Cocho.

O “Pantanais” integra o Edital 2012 do Natura Musical, programa de apoio à música brasileira, realizado pela maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza.

Nos siga no Google Notícias