ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Poeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos devido a problemas respiratórios

Mayara Bueno | 04/12/2016 11:29
Poeta Ferreira Gullar. (Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil)
Poeta Ferreira Gullar. (Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil)

Morreu neste domingo (4) o poeta Ferreira Gullar devido a insuficiência respiratória. Ele, que também era crítico de arte, tradutor, biógrafo e colunista, tinha 86 anos e estava internado no Hospital Copa D´Or, no Rio de Janeiro (RJ). As informações são da Folha de São Paulo.

Ele estava há 20 dias internado por problemas pulmonares e ainda não há informações sobre seu velório. Segundo a Maria Amélia Mello, amiga e editora de Gullar na José Olympio e também de seu último livro, "Autobiografia Poética e Outros Textos", o poeta morreu devido a problemas pulmonares.

Ferreira Gullar nasceu em São Luís, em 10 de setembro de 1930, com o nome de José Ribamar Ferreira. É um dos onze filhos do casal Newton Ferreira e Alzira Ribeiro Goulart.

Gullar ganhou o Prêmio Jabuti de 2007. Aquela era uma temporada de prêmios, o Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra, veio em 2005, quando o poeta fez 75 anos. Em 2010, a mais alta distinção da língua portuguesa, o Prêmio Camões, foi de Ferreira Gullar.

Em 2011, os Jabutis de poesia e de Livro do Ano foram para os poemas de "Em Alguma Parte Alguma". Em 2014, foi eleito para a cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras, depois de passar anos afirmando que jamais aceitaria a imortalidade.

O poeta frequentou diversas regiões do campo ideológico. Renovador da linguagem poética e teórico da vanguarda, anos mais tarde ele enxergaria com olhos severos os rumos da arte contemporânea. Militante comunista, fez-se um rigoroso tribuno contra a esquerda no poder desde os primeiros momentos do governo Lula.

Nos siga no Google Notícias