A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

19/01/2013 10:34

Poeta Manoel de Barros pode ser indicado ao Prêmio Nobel de Literatura de 2013

Carlos Martins
Manoel de Barros ao lado do jornalista Bosco Martins (Foto: Maurício Almeida)Manoel de Barros ao lado do jornalista Bosco Martins (Foto: Maurício Almeida)

 

Veja Mais
Poeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos devido a problemas respiratórios
Com gorros de Papai Noel, artistas realizam performance contra calote de editais

O nome de Manoel de Barros, o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade nos meios literários, consta em uma lista interna da União Brasileira dos Escritores (UBE) como um dos possíveis indicados para a Academia Sueca para concorrer ao prêmio Nobel de Literatura de 2013.

Nascido em Cuiabá, no então Mato Grosso Uno, em 19 de dezembro de 1916, o poeta vive em Campo Grande. Manoel Wenceslau Leite de Barros, conhecido como Manoel de Barros, recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabutis.

Por enquanto, além do nome de Manoel de Barros, constam também na lista os nomes de Ferreira Gullar (poeta nascido em São Luis em 10 de setembro de 1930) e Nélida Pinõn (escritora nascida no Rio de Janeiro em 3 de maio de 1937). A informação é do jornalista Bosco Martins, em post publicado em sua página do Facebook.

Segundo o jornalista, que já entrevistou o poeta algumas vezes, a reunião decisiva acontece na próxima semana. “Toda torcida para o nosso poeta maior. Ta super confirmado”, escreveu Bosco.

O jornalista diz, ainda: “Na minha humilde e insignificante opinião os três são merecedores da citação. Mas com todo respeito aos demais, o nome de Manoel de Barros destoa e tudo de bom seria ele não só ser o indicado, mas o vencedor do prêmio...”

Sobre a obra de Manoel de Barros, Bosco Martins diz que “sua poesia tem tudo a ver com O Nobel, pois tem muita paz e luz em tudo o que escreveu em toda sua obra poética. Em sua obra originalíssima no universo literário mundial, a poesia está sempre recorrente, de seres amiúdes...”

Prossegue o jornalista: “Com uma estética insuperável é uma voz permanente em favor dos que habitam o oco do mundo. Um poeta de raríssima escrita e que aparece somente em tempos seculares, como no caso de Rosa (Guimarães). Manoel que fala da natureza sem ser “o poeta da natureza” e em seu “escritório de inutensílios” inventa sua poesia como outro olhar sobre as coisas e o mundo. Embora Manoel já tenha recebido os principais prêmios da literatura, estamos empolgados e felizes, pela possibilidade de também ser reconhecido com um prêmio da desenvoltura do Nobel literário...”

O Nobel de Literatura é um prêmio literário concedido anualmente desde 1901. A Academia Sueca é quem escolhe o escritor e o anuncia no começo do mês de outubro de cada ano. Conforme o criador da distinção, Alfred Nobel, o prêmio é atribuído a um autor de qualquer nacionalidade que tenha produzido, através do campo literário, o “mais magnífico trabalho em uma direção ideal”. “Trabalho” significa para Nobel a obra inteira desse escritor, seus principais livros, sua mentalidade, seu estilo e suas filosofias, não distinguindo uma obra em particular.

 




Ele é "o cara", mesmo!
 
Caio Reginato em 05/02/2013 12:16:17
Manoel de Barros é grande, muito grande. E tem seus méritos. Mas eu prefiro Gullar, pelo conjunto da Obra.
 
Ricardo Thadeu em 21/01/2013 11:25:27
Na música que compus em homenagem ao poeta, "Manoel Menino de Barros", digo que ele é um futuro Premio Nobel de Literatura.... O Futuro já chegou!! Viva!!!
ZeDu
 
José Eduardo Gallindo Novo - ZeDu em 20/01/2013 13:14:30
Uma homenagem em vida, isso sim, ele é todo merecedor.Pois quem escreve o que ele escreve tem uma alma nobre, alma de anjo!Parabéns meu poeta mor!
 
Ana Maria de Medeiros Diniz em 20/01/2013 09:31:03
Se for indicado é um ato de reconhecimento. Se ganhar será um ato de Justiça. Quem já leu as poesias de Manoel de Barros sabe qual originária é, e inspiradora. Sou fá incondicional.
 
JOSIBERTO MARTINS DE LIMA em 19/01/2013 22:25:20
Mais que merecido!
 
Tamy Monteiro em 19/01/2013 17:23:29
Nada mais digno,,justo e coerente com a ideologia de suas obras..Um orgulho para Mato grosso do Sul.
 
MARIA APARECIDA DE GUSMAO CASTELO BRANCO em 19/01/2013 16:00:18
Mais que merecido, ele vai ser indicado e vai levar o premio Nobel... Vai nos deixar com o coração e alma transbordando de orgulho e alegria!
 
Rúbia Quintiliano Matoso em 19/01/2013 15:11:40
Vou torcer muito para que o nosso poeta seja indicado para o Nobel!
 
maria cecilia franco caldeira em 19/01/2013 12:56:06
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.