ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Prédio histórico na Avenida Afonso Pena deve virar espaço de cultura e cinema

O lugar, que atualmente funciona como o Museu da Força Expedicionária Brasileira, será mais um dos patrimônios administrado pelo Sesc na cidade

Thailla Torres | 13/10/2016 06:20
Espaço está previsto para ser reinaugurado em 2017. (Foto: Fernando Antunes)
Espaço está previsto para ser reinaugurado em 2017. (Foto: Fernando Antunes)

O prédio histórico do Quartel General do Exército, na Avenida Afonso Pena, vai ganhar outra função em Campo Grande. O lugar, que atualmente funciona como o Museu da Força Expedicionária Brasileira, será mais um dos patrimônios administrado pelo Sesc na cidade, para oferecer cursos de arte, cinema e exposições.

O documento que autoriza a restauração e um novo rumo para o prédio foi assinado na última segunda-feira com o CMO (Comando Militar do Oeste). A ideia é terminar a obra até o fim do ano e inaugurar no primeiro semestre de 2017, para abrir de terça a sábado com várias atividades e dar vida ao espaço que quase não vê visitantes hoje em dia.

O edifício foi erguido em 1922, projetado pelos engenheiros e arquitetos da Companhia Construtora de Santos, como a primeira obra de engenharia e arquitetura da cidade em dois andares, criado para apoiar as atividades militares nesta região do então Mato Grosso. Depois veio o museu, com itens como fardas, distintivos, jornais e medalhas da época.

Na lateral do prédio, as paredes estão danificadas. (Foto: Fernando Antunes)
Na lateral do prédio, as paredes estão danificadas. (Foto: Fernando Antunes)

Reforma -  A obra para restauração irá começar pela parte térrea do prédio. Depois, os ambientes vão dar lugar a uma biblioteca, sala de exposições para artes plásticas, de projeções, ensaios, oficinas e concertos.

Também haverá cinema com exibição de longa e curta metragem, sempre de produções independentes, com acervos disponíveis ao público em horários alternativos e também agendamentos prévios.

Outra novidade será a sala para pockets concertos de música clássica e contemporânea, em que o público ficará mais próximo do músico em apresentações compactas. Na parte externa, a ideia é criar uma arena cultural destinada à música, ao teatro e à dança. O Sesc já sabe até o que fará na inauguração, vai abrir o 1º Salão de Artes com manifestações de artistas plásticos regionais e nacionais.

Hoje, o Sesc é a principal força cultural da cidade. Nem prefeitura, nem governo, criaram novos espaços de cultura como a instituição nos últimos anos, além de espetáculos nacionais de dança e teatro trazidos para Campo Grande e apresentados de graça em locais como o teatro do Horto.

Como o previsto para o prédio do Exército, a Morada dos Baís também passou a ser administrada pelo Sesc em 2015, após tanto tempo servindo apenas como saída e comercialização do City Tour e às exposições temporárias da Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

Hoje o local tem salas para oficinas de pintura, desenho e um cine cult, com capacidade para 40 pessoas, além de café e lounges para shows ao vivo.

A cidade espera também o projeto Cine Sesc, no local do antigo Cine Campo Grande, na 15 de Novembro. Mas esse parece super enrolado. O espaço foi comprado com a proposta de reunir teatro, cinema, artes e um café ao público. 

As obras estavam programadas para começar no ano passado, mas até agora nada. A promessa é transformar uma das duas salas de cinema em teatro, com direito à caixa cênica, estrutura que permite a troca de cenários no palco entre um sobe e desce.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias