ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Professora que gastou todo salário em fantasia quer publicar livro da Igrejinha

Paula Maciulevicius | 04/09/2014 10:03
Em 280 páginas ainda no documento de Word ela conta desde à fundação até o maior objetivo da escola: de finalmente ter uma sede própria. (Foto: Marcelo Victor)
Em 280 páginas ainda no documento de Word ela conta desde à fundação até o maior objetivo da escola: de finalmente ter uma sede própria. (Foto: Marcelo Victor)

Apaixonada pela folia, ela tem o ritmo da bateria de escola de samba como trilha sonora da vida. Professora e historiadora, Nirce que já apanhou por causa do Carnaval quando menina e gastou todo salário em fantasia para poder desfilar na avenida agora quer passar o samba para as páginas de um livro. Aos 65 anos, a corumbaense de registro e campo-grandense de coração, Nirce Ortega de Oliveira, se dedica a conseguir publicar a história da Igrejinha.

"A Igrejinha e os Deuses do Carnaval de Campo Grande. Chamei Deuses do Carnaval pelos fundadores. Eles que fizeram o que podiam e não podiam por essa escola", conta. 

Em 280 páginas ainda no documento de Word ela conta desde à fundação até o maior objetivo da escola: de finalmente ter uma sede própria. "Eu resolvi escrever o livro quando eu vi o sacrifício destas famílias para colocar a escola na avenida", explica.

Cidinha, Jonathan Barbosa, Maria Gomes e Maria Lucia, integrantes da escola nas décadas passadas. (Foto: Reprodução/Livro)
Cidinha, Jonathan Barbosa, Maria Gomes e Maria Lucia, integrantes da escola nas décadas passadas. (Foto: Reprodução/Livro)

A Igrejinha sempre reuniu famílias, gente que cresceu e hoje assume papeis. "Desde quando houve a divisão do Estado, a Igrejinha estava presente e hoje ela não tem o espaço dela. Nossas fantasias são perdidas, a gente queria organizar, ter um centro, a gente vive o Carnaval o ano todo para fazer coisa bonita na avenida e precisa que seja reconhecido", reforça.

O livro reúne seis entrevistados, fotos e lembranças da própria Nirde. O projeto começou em 2005, mas a cada ano, um novo desfile entrava na história da escola e tinha de ser registrado.

Desde os eventos aos desfiles e personalidades que marcaram a escola, tudo está catalogado primeiro em folhas sulfites, à mão, para depois ganharem vida através das teclas. "Eu escrevia à noite, quando tinha tempo, estava mais tranquila, aí as lembranças vinham", descreve.

O interesse maior é deixar documentada a história da escola e também do Carnaval daqui. "Sou apaixonada pela festa, mas o meu interesse é ainda mais pelas pessoas que fazem o Carnaval. E falam que é bebida, droga, coisa que não presta, mas não. O Carnaval é cultura", argumenta.

Nos dias de desfile do grupo de acesso, Nirde também sai na avenida. Desde que a escola em questão não ameace a do seu coração, da Igrejinha. No currículo, a professora já saiu na Gaviões da Fiel, em São Paulo e também na carioca Mangueira. "Eu trabalhava o ano todo para poder comprar, ia e voltava sem um tostão", recorda. Se isso não é paixão pelo samba, não sei o que pode ser.

Fátima, uma das que o livro relata como trabalhar como ninguém para por a escola na avenida.
Fátima, uma das que o livro relata como trabalhar como ninguém para por a escola na avenida.

"É preciso que o nosso Carnaval fique arquivado, que faça parte da história de Mato Grosso do Sul, porque ele realmente faz e você vê que quem faz está ali porque gosta".

A história está dividida entre os fundadores da igreja, a relação da escola e do trilho da Noroeste, as gestões dos presidentes, desfiles até o primeiro Rei Momo anão que a cidade já coroou.

"Este é um documento dedicado à todos os componentes anônimos da escola de samba Igrejinha", anuncia o prefácio.

Ainda na introdução, Nirde escreve que com interpretações incomparáveis de Samba Enredo, a escola demonstra assim que o Carnaval sempre foi e será uma festa de alegrias, onde ricos e pobres possam se confraternizar, porque, acima de tudo, o samba é um veiculo de inclusão de todos nós.

"A escola de samba Igrejinha tem uma história e tradição de união, companheirismo, solidariedade, coragens responsabilidade com a população do seu município. Para vencer no terreno sutil da arte de desfilar é preciso acima de tudo que exista a coragem de ousar de criar sem medo, sem preconceito possibilitando à comunidade de interagir com os processos e produtos culturais e ainda permitir que as práticas culturais do presente se manifestem".

Para ser publicado, a professora só está à espera de patrocínio, de quem queira custear o registro dos anônimos que movem o Carnaval.

Aos 65 anos, a corumbaense tem história no Carnaval. (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)
Aos 65 anos, a corumbaense tem história no Carnaval. (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias