ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Projeto de resgate cultural quer valorizar língua dos índios ofaié e kaiowá

Elverson Cardozo | 28/04/2013 09:33
Cacique José de Souza disse que projeto é uma  conquista da comunidade. (Foto: Divulgação)
Cacique José de Souza disse que projeto é uma conquista da comunidade. (Foto: Divulgação)

Cerca de 120 indígenas das etnias Ofaié e Kaiowa, que residem na região de Brasilândia, município que fica a 355 quilômetros de Campo Grande, vão participar de um projeto de resgate cultural por meio do esporte.

A iniciativa, batizada de “Jogando e Aprendendo com Ofaié”, propõe a capacitação de atletas indígenas por meio do futebol e a recuperação da língua nativa – atualmente falada apenas por 10 índios daquela região - por meio da elaboração de uma cartilha sobre o esporte. O material será produzido pela própria comunidade.

Inicialmente, as aulas serão realizadas duas vezes por semana, nos períodos matutino e vespertino. O Cacique José de Souza, conhecido como Koi, seu nome no dialeto Ofaié, disse que o projeto é uma conquista da comunidade. “Não acredito no que está acontecendo. Parece que ainda estou sonhando”, disse.

O projeto de resgate cultural foi desenvolvido pela Fibria, empresa de celulose de eucalipto instalada no município. Os indígenas participantes residem em terras vizinhas às florestas da fábrica em Brasilândia.

A Associação Hankragane de Produtores Ofaié oficializou a iniciativa na última sexta-feira (19), data em que se comemora o dia do índio. O evento foi realizado dentro do ritual indígena. Na aldeia houve uma festa para toda a comunidade e convidados.

Nos siga no Google Notícias