ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Semana Pra Dança tem espetáculos de fora e cursos de graça

Naiane Mesquita | 16/08/2016 14:00
"De Passagem" da companhia Dançurbana se apresenta gratuitamente no dia 18 de agosto na Morada dos Baís
"De Passagem" da companhia Dançurbana se apresenta gratuitamente no dia 18 de agosto na Morada dos Baís

Com programação extensa, a Semana Pra Dança começa hoje, com apresentações culturais e workshops em vários pontos da cidade. A pedido dos próprios artistas, os palcos foram transferidos para escolas, a associação de moradores do Coophavilla e espaços culturais da cidade, como a Morada dos Baís.

A abertura oficial da semana será na terça-feira, às 20 horas, na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, com o espetáculo Gravidade, da Cia Kahal, de Jundiaí, São Paulo. Paralelamente, no mesmo dia e com intérpretes da companhia paulista há workshop de house e hip hop, no Espaço FNK (Funk-se).

De acordo com a coordenadora do Núclero de Dança da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Júlia Aissa, a curadoria do encontro buscou grupos que tenham espetáculos completos. “Tem companhias de Mato Grosso do Sul. Fizemos convites e priorizamos espetáculos. Normalmente é com grupos que tenham cadastro na Fundação de Cultura e com o aval da camara setorial de dança”, explica.

Inclusive, o pedido por espaços alternativos de dança surgiu dos colaboradores artistas. “Como o Teatro Aracy Balabanian continua interditado foi um pedido da câmara setorial pela descentralização, levar os espetáculos para os bairros, outros pontos da cidade e aumentar a circulação entre a população”, ressalta.

Normalmente, o evento era realizado em abril, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, mas foi transferido por questões de agenda da Fundação. Além do grupo de São Paulo, a intérprete Elizabeth Finger, do Rio Grande do Sul, apresenta o espetáculo “Buraco”, em circulação pelo Prêmio Funarte Klauss Viana 2014. O espetáculo, que terá duas apresentações no dia 18 e 19 de agosto, é de dança contemporânea direcionada ao público infantil. Elizabeth Finger também ministrará uma oficina durante a semana também.

“As inscrições para as oficinas são gratuitas, assim como toda a programação da semana de dança”, explica Júlia.

No mesmo dia de “Buraco”, na quinta-feira (18), a companhia campo-grandense Dançurbana apresenta o espetáculo “De Passagem”, das 18 horas às 21 horas, na Morada dos Baís. O experimento cênico foi idealizado em uma parceria com a coreógrafa Paula Bueno e se passa o tempo todo dentro de um ônibus coletivo. “De Passagem fala sobre a questão do transporte coletivo, a experiência do transporte coletivo, do cotidiano, das experiências que as pessoas viverem. Foi uma ideia da Paula Bueno, eu fiz um convite para ela e ela teve a ideia principal. Lidamos com essa questão da estabilidade, ter um palco móvel, um palco que está o tempo todo em movimento, a dança na cidade, a dança que se relaciona com a cidade”, explica Marcos Mattos, coreógrafo do Dançurbana.

O público tem a experiência de estar 1h20 rodando com o grupo no ônibus que sai da Morada dos Baís e retorna no mesmo ponto.

A programação continua no domingo com a apresentação do espetáculo “Matilha”, do grupo Expressão de Rua, na Pista de Skate do Parque das Nações Indígenas, às 16 horas e na segunda (22), com o espetáculo Ritrovil, de Rilvan Barbosa, de Dourados, interior de Mato Grosso do Sul, às 20 horas, no Teatro Prosa, do Sesc Horto.

Confira a programação completa no link da Fundação de Cultura

 

Nos siga no Google Notícias