ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Show faz releitura do Dia de Finados e desperta reflexão

Fabiana Silvestre | 22/10/2015 16:08
Show musical A Arte do Amor não tem fins lucrativos. (Foto: Divulgação)
Show musical A Arte do Amor não tem fins lucrativos. (Foto: Divulgação)

Lá se vão 16 séculos desde que os falecidos passaram a ter um dia dedicado à oração e homenagens in memoriam. Na maioria dos países ocidentais, o Dia dos Finados é celebrado em 2 de novembro desde a Idade Média, quando a data foi oficialmente instituída pelo abade francês Odilon de Cluny.

Mas a celebração histórica, que para muitos remete à tristeza do luto, ganhou releitura em Campo Grande há cinco anos, quando foi intensificada a divulgação da arte musical inspirada na Doutrina Espírita, que reúne os ensinamentos codificados por Allan Kardec - pseudônimo do pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail. Com arranjos delicados e produção atenta, o show musical A Arte do Amor reúne artistas do segmento (música espírita) em apresentações anuais. Todas no Dia de Finados.

“Buscamos lembrar que a data é de celebração da vida, da vida que continua nos dois planos, e também momento de gratidão aos nossos amados que já se foram; uma homenagem alegre e feliz”, explica Adriano Oliveira, diretor de Arte e Produção do espetáculo. Segundo ele, tudo começou a partir de um show realizado “na raça” em 2010. Com amor e dedicação à frente da organização, a Fundação Chico Xavier, da qual Adriano faz parte, reuniu um time de amigos voluntários que se dedicam aos mínimos detalhes para proporcionar ao público momentos de relaxamento, alegria e reflexão.

“A música espírita busca esse despertar para a realidade de que a separação dos nossos amados é dolorida, sim, mas o amor que nos une permanece e se fortalece”, diz Adriano. Este ano, a apresentação será no Teatro Glauce Rocha, às 19h. Haverá participação especial de Junior Freitas, no cerimonial, que levará poesia à apresentação dos artistas, com interações junto à plateia.

Na programação, cantores como os mineiros Hércules Mota, que acabou de lançar o CD Portal, e Vanêssa Santos (da dupla Tim e Vanêssa). Nos versos de Reencontro, música cantada por Denis Soares, a lembrança dos que foram – “Uma nuvem cobriu o céu/O dia então escureceu/E de repente você desapareceu” – remete à esperança do porvir – “Mas o meu coração e o seu/E esse amor que não se esqueceu/E novamente você me apareceu”. O cantor já percorre o Brasil levando composições eminentemente espíritas. "Sou muito grato pela acolhida saudável e de coração aberto.
Sigamos em frente, que a vida tem sempre muito mais a querer de nós!", diz Denis. "Estou certo de que será uma noite em que mergulharemos em vibrações muito salutares", garante Hércules Mota.

O evento não tem fins lucrativos. Parte do dinheiro arrecadado com os ingressos é destinada às casas espíritas, para colaborar com ações de assistência social. O restante é para custear despesas com a realização do evento, como a locação do teatro, equipamentos eletrônicos, contratação de profissionais especializados em sonorização, etc. Todos os artistas se apresentam de forma voluntária.

Como tudo começou – Conhecida também como Dia de Todas as Almas, a celebração do Dia de Finados sucedia o Dia de Todos os Santos (1º de novembro), quando se reza por aqueles que morreram em estado de graça. O dia seguinte foi dedicado às orações por todos os demais falecidos, que precisariam de ajuda para serem aceitos no céu, conforme tradições da Antiguidade.

Em artigo sobre o Dia de Finados, o escritor Cláudio Fernandes explica que, mesmo antes de oficializar a data, já em 2 de novembro de 998, Odilon, o abade, instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, a data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia dos Finados, e não apenas no meio clerical.

Serviço - Para saber mais ou adquirir ingressos para o show musical A Arte do Amor, ligue: 67 8163-7006 e 67 3301-9067 (Adriano Oliveira) e 67 9137-1399 (Carla Calarge).

Nos siga no Google Notícias