ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Artes

Via Sacra feita nos detalhes tem até maquiagem especial

Bianca Bianchi e Adriano Fernandes | 25/03/2016 17:25
Maquiador investe 4 horas para retratar machucados de Jesus (Foto: Marcos Ermínio)
Maquiador investe 4 horas para retratar machucados de Jesus (Foto: Marcos Ermínio)

Transmitir realidade, profundidade e emoção usando apenas maquiagem. Essa é a especialidade do cabeleireiro e maquiador Marcelo Ataíde Silva, 21 anos, que pelo segundo ano consecutivo é o responsável por transformar o visual do técnico de enfermagem Giovany Dutra, 31, que vai viver o personagem de Jesus durante encenação da Paixão de Cristo na Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas, em Campo Grande, no final da tarde desta sexta-feira (25).

Marcelo conta que, para o evento de hoje, quis fazer uma maquiagem bem realista em praticamente todo o corpo do personagem, desde a virilha até o rosto, com efeitos bem marcantes nas costas, peito, barriga, braços e até mesmo detalhes nas mãos e dedos.

O trabalho de transformação para a encenação de hoje durou cerca de quatro horas. Além da sessão de maquiagem, Giovany passou ontem (24) por uma sessão de duas horas para colocar o aplique de cabelo.

"Quis transmitir a realidade do sofrimento de Jesus depois de ser açoitado, humilhado, mal-tratado. Por isso, usei o degradê de preto e vermelho para trabalhar as feridas e dei destaque para a profundidade dos olhos e a aparencia seca da boca", explica Marcelo.

Para garantir a verdade no visual, Marcelo conta que usa uma massa chamada fátex, que é basicamente uma msitura caseira de gelatina incolor, polvilho doce, água e um ingrediente secreto, que não revela. Para dar o acabamento, Marcelo usa itens comuns de maquiagem, como pó facial e dual cake em duas pigmentações.

O trabalho de Marcelo é um dos poucos que não é voluntário na organização do evento, que envolve cerca de 450 pessoas. Mas, o cuidado com que é feito, faz toda a diferença no trabalho final da encenação da Via Sacra das Moreninhas, considerada uma das mais conhecidas e esperadas da cidade.

A encenação da Via Sacra, prevista para começar às 17h, teve início às 17h20, e reuniu cerca de 600 pessoas, segundo a organização do evento. A encenação faz parte do Tríduo Pascal, que teve início ontem, com a missa de instituição de Eucaristia e segue até domingo de páscoa, com a ressurreição do Cisto.

Marcelo Ataíde Silva, maquiador responsável por transformar os personagens da encenação (Foto: Marcos Ermínio)
Marcelo Ataíde Silva, maquiador responsável por transformar os personagens da encenação (Foto: Marcos Ermínio)
Mistura caseira conhecida como fátex ajuda a passar ideia de realidade (Foto: Marcos Ermínio)
Mistura caseira conhecida como fátex ajuda a passar ideia de realidade (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias