ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Vinte anos depois do pedido, uma promessa paga a Manoel de Barros

Lenilde Ramos | 07/02/2016 08:30
Vinte anos depois do pedido, uma promessa paga a Manoel de Barros

Amanheci sentindo "pássaros na garganta", como diz Tetê Espindola e, com vontade de libertá-los. Preciso cantar e explico o porquê.

Vinte e dois anos atrás, em 1994, nos despedimos do amigo Luiz Eduardo de Barros, o Lula, figura doce e iluminada, médico do corpo e da alma e sobrinho de Manoel de Barros. Foi pelas mãos de Lula que nasceram meus filhos Uirá Ramos e AranyMetello e contei essa história aqui no face. O corpo de Lula foi sepultado no Rio de Janeiro.

Aqui em Campo Grande foi celebrada a missa de sétimo dia na Paróquia da Vila Célia e me pediram para cantar. Escolhi uma música inspirada na Carta de São Paulo aos Coríntios: "Ainda que eu falasse a língua dos homens, se não tivesse amor, eu nada seria".

Cantei pensando em todo o bem que Lula tinha espalhado e, ao sair, uma voz interrompeu meus passos, dizendo: "Quando eu morrer você canta para mim?". Levei um susto! Quem estava fazendo aquele pedido? Virei devagar e vi Manoel de Barros. Parei um segundo e tentei dizer alguma coisa que soasse como brincadeira, mas não consegui.

Algumas vezes voltei a cantar naquela igreja e sempre me lembrava do acontecido até que, em 2014, Manoel voou como um passarinho.

Naquele dia, deixei tudo o que estava fazendo e fui para a cerimônia de despedida. Para quem dispensava estardalhaços, o ambiente estava bem agitado, com jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas, entrevistas, família, amigos, conversas, lembranças e abraços.

Eu queria cantar, mas me acanhei. Não tive coragem. Tentei cantar por dentro... e foi só o que consegui naquele momento. No sétimo dia de sua passagem e, no silêncio da minha casa, amanheci lembrando a música daquela vez: “Ainda que tivesse o dom da profecia, conhecesse todos os mistérios, toda a ciência e toda fé, se não tivesse amor, eu nada seria".

Vou para o computador e vejo o convite do amigo Bosco Martins para a missa de sétimo dia de Manoel, na mesma hora e na mesma igreja, vinte anos depois. Às sete da noite estava lá para pagar a promessa. Viva Manoel !

Nos siga no Google Notícias