A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

26/05/2012 13:15

Casa do Artesão abre exposição temporária com panorama da arte pantaneira

Francisco Júnior

Peças produzidas por três núcleos de artesanato de Aquidauana e da região pantaneira estão sendo expostas na Casa do Artesão, em Campo GRande. A exposição “Pantanal Arte e Ação”, que faz parte do projeto Exposições Temporárias, fica aberta até o dia 18 de junho e tem entrada franca.

Veja Mais
Poeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos devido a problemas respiratórios
Com gorros de Papai Noel, artistas realizam performance contra calote de editais

A exposição tem como principal característica a variedade de peças e a manutenção das tradições pantaneiras. Utensílios como redes para a “siesta”, arreios, selas, xales, chicotes, bruacas, sandálias e toalhas de mesa se baseiam nas antigas técnicas de fabricação artesanal baseadas no couro e na tecelagem.

A Casa de Cultura Dona Zica é formada por mulheres e jovens do distrito de Piraputanga. Dedicados diretamente à tecelagem, os artesãos produzem jogos americanos, xales e outros materiais no tear de pente liço. Este trabalho artesanal complementa a renda familiar além de criar belíssimas peças artísticas.

O projeto "Arte de Fazer" tem em sua essência a conservação do meio ambiente, do Pantanal e das araras azuis, tendo como ferramentas o reaproveitamento de resíduos e a transformação de materiais que seriam descartados no meio ambiente, em arte. O projeto já beneficiou mais de 600 pessoas, dentre elas, comunidades de pescadores artesanais, comunidades indígenas, Grupo de Assentados, pantaneiros, desempregados e pessoas em situação de risco.

O Sapicuá Pantaneiro é um projeto de resgate, desenvolvimento e incentivo ao artesanato do Pantanal. Formando por homens, mulheres e trabalhadores rurais da região de Aquidauana, esses artesãos conservaram a cultura pantaneira e a transformam em arte por meio de tranças, tecelagem e técnicas artesanais.

A mostra “Pantanal Arte e Ação” faz parte do projeto Exposições Temporárias da Casa do Artesão 2012 e permanece até dia 18 de junho. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas.

Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, pelos telefones 3316-9107 ou 3316-9152. A Casa do Artesão fica na Rua Calógeras, 2050, no Centro de Campo Grande. A entrada é franca.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.