ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Casa do Artesão abre exposição temporária com panorama da arte pantaneira

Francisco Júnior | 26/05/2012 13:15

Peças produzidas por três núcleos de artesanato de Aquidauana e da região pantaneira estão sendo expostas na Casa do Artesão, em Campo GRande. A exposição “Pantanal Arte e Ação”, que faz parte do projeto Exposições Temporárias, fica aberta até o dia 18 de junho e tem entrada franca.

A exposição tem como principal característica a variedade de peças e a manutenção das tradições pantaneiras. Utensílios como redes para a “siesta”, arreios, selas, xales, chicotes, bruacas, sandálias e toalhas de mesa se baseiam nas antigas técnicas de fabricação artesanal baseadas no couro e na tecelagem.

A Casa de Cultura Dona Zica é formada por mulheres e jovens do distrito de Piraputanga. Dedicados diretamente à tecelagem, os artesãos produzem jogos americanos, xales e outros materiais no tear de pente liço. Este trabalho artesanal complementa a renda familiar além de criar belíssimas peças artísticas.

O projeto "Arte de Fazer" tem em sua essência a conservação do meio ambiente, do Pantanal e das araras azuis, tendo como ferramentas o reaproveitamento de resíduos e a transformação de materiais que seriam descartados no meio ambiente, em arte. O projeto já beneficiou mais de 600 pessoas, dentre elas, comunidades de pescadores artesanais, comunidades indígenas, Grupo de Assentados, pantaneiros, desempregados e pessoas em situação de risco.

O Sapicuá Pantaneiro é um projeto de resgate, desenvolvimento e incentivo ao artesanato do Pantanal. Formando por homens, mulheres e trabalhadores rurais da região de Aquidauana, esses artesãos conservaram a cultura pantaneira e a transformam em arte por meio de tranças, tecelagem e técnicas artesanais.

A mostra “Pantanal Arte e Ação” faz parte do projeto Exposições Temporárias da Casa do Artesão 2012 e permanece até dia 18 de junho. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas.

Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, pelos telefones 3316-9107 ou 3316-9152. A Casa do Artesão fica na Rua Calógeras, 2050, no Centro de Campo Grande. A entrada é franca.

Nos siga no Google Notícias