ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Com exposição e até manifesto, UEMS promove semana do índio

Elverson Cardozo | 16/04/2012 22:59
Exposição de artesanato da etnia Terena. (Foto: Elverson Cardozo)
Exposição de artesanato da etnia Terena. (Foto: Elverson Cardozo)

Acadêmicos indígenas da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) promovem durante essa semana uma série de atividades em comemoração ao dia do índio. As atividades vão de exposição de artesanato à leitura de manifesto. O evento, que é gratuito e aberto ao público, será realizado na quinta-feira (19), às 18h40.

As atividades tiveram início da noite de hoje (16), com a mostra de artesanato da etnia Terena. Colares, vestimenta e jarros de cerâmica são alguns dos itens que foram expostos para visitação.

Na programação de quinta-feira, a execução do Hino de Mato Grosso do Sul em terena, leitura de um manifesto indígena, apresentações de danças e três palestras relacionadas ao tema.

Coordenador do curso de letras, professor Daniel Abraão, afirmou que é a primeira vez que a universidade realiza um evento em comemoração ao dia do índio. Um dos objetivos do “I encontro dos acadêmicos indígenas da UEMS”, é promover a integração.

Artesanatos ficam na universidade até quinta-feira. (Foto: Elverson Cardozo)
Artesanatos ficam na universidade até quinta-feira. (Foto: Elverson Cardozo)

“Trabalhar essa questão cultural e romper a barreira na sala de aula”, explicou. “A verdadeira inclusão e entrelaçamento de duas culturas”, completou.

Um dos organizadores do evento, o acadêmico do 2º ano de letras, Sérgio da Silva Reginaldo, de 40 anos, da etnia Terena, declarou que a iniciativa é uma forma de valorizar a política de cotas, que levou à unidade da UEMS em Campo Grande cerca de 60 indígenas.

“Para minha comunidade é muito importante”, disse o acadêmico que mora na Aldeia Buriti, em Sidrolândia.

Nos siga no Google Notícias