ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Livro reúne artesanato sul-mato-grossense e destaca importância da cultura

Paula Vitorino e Wendell Reis | 23/03/2012 12:22
Lançamento de livro sobre artesanato aconteceu hoje. (Foto: Assessoria)
Lançamento de livro sobre artesanato aconteceu hoje. (Foto: Assessoria)

Como parte da Semana do Artesão, a Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul lançou nesta sexta-feira (23) o livro "Vozes do Artesanato". A obra reúne 38 artesãos, além dos modos de produção coletivos das cerâmicas Terena e Kadiwéu, e de três homenagens póstumas.

O jornalista Fábio Pellegrini, que é organizador do livro, ressalta que a obra é registrada na Biblioteca Nacional e contribui para o reconhecimento da arte sul-mato-grossense em nível nacional e internacional.

Ele também chama a atenção para o artesanato contribuir para o bem do meio ambiente, já que promove a sustentabilidade utilizando sementes e produtos naturais.

A artesã Indiana Marques ainda cita outro beneficio da arte. “Você não encontra um artesão triste porque ele está sempre fazendo o que gosta, tem dom”, diz.

O governador André Puccinelli afirmou que o artesanato do Estado merece uma atenção especial e que a publicação do livro é mais uma ação com o objetivo de reconhecer o trabalho dos artesãos.

“Desde quando era prefeito tive um carinho especial com o artesanato, criei uma praça específica para isso, e vamos incentivar cada vez mais projetos para divulgar os produtos do Estado”, diz.

Já o presidente da Fundação, Américo Calheiros, lembra que artesanato não é só um enfeite na residência, mas um gerador de renda para milhares de família.

Ele pontua que a Fundação já publicou 100 livros em 5 anos, abordando assuntos culturais diversos.

“Os livros são distribuídos por todo o Estado e contribuem para registrar a cultura e divulgar o trabalho”, frisa.

A tiragem inicial do livro "Vozes do Artesanato" é de dois mil exemplares, que serão distribuídos em bibliotecas públicas e embaixadas brasileiras no exterior.

Nos siga no Google Notícias