ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Melhor do mundo está em Campo Grande para festival de street dance

Ângela Kempfer e Francisco Júnior | 11/11/2011 15:29
Dançarinos que vão participar do festival fizerm flash mob na hora do almoço na Praça da Alimentação. (Foto: Francisco Júnior).
Dançarinos que vão participar do festival fizerm flash mob na hora do almoço na Praça da Alimentação. (Foto: Francisco Júnior).

Ele é marrento, tem respostas quase malcriadas, mas diante de tantas conquistas internacionais, o B-boy Neguin parece incorporar um personagem da dança de rua.

Na hora do almoço, dentro do shopping Pátio Central, o campeão mundial de break dance fez todo mundo parar e acompanhar os passos e giros do paranaense de nascimento e cidadão do mundo por opção.

Neguin está em Campo Grande para o MS Street Dance, que começa hoje. No shopping, fez a divulgação do evento com a batida do break mesclada a música paraguaia, um carinho à platéia sul-mato-grossense.

Aos 24 anos, o b-boy é um astro do street dance e no ano passado conseguiu o título mundial em Tóquio, na disputa com 18 dançarinos de diferentes países.

Nascido em Cascavel (PR), em família humilde, ele tinha como alternativas encarar o ritmo local - o sertanejo, ou apreender outro som na rua. “Na minha cidade, os caras da minha idade usam bota e chapéu, mas eu escolhi outra coisa para a minha vida”.

A capoeira veio a princípio, já aos 5 anos. “Ganhei agilidade”, lembra. Depois, aos 14, ele passou a pesquisar na internet os passos do street dance. “Via e copiava, daí fui aprendendo”, conta.

Hoje é um dos únicos dançarinos brasileiros com patrocínio fixo. Ele é bancado pela marca Red Bull e mora nos Estados Unidos, apesar de rodar o mundo em festivais, competições e workshops. “Não tenho endereço fixo. Neste ano, vou para a Rússia defender o título mundial”, conta Neguin.

Exceção no Brasil, ele cobra mais apoio dos governos e cita exemplos de como o street dance é tratado em outros países. “Os coreanos ganham 500 dólares do governo como ajuda e em Israel, por exemplo, quando há algum festival, o governo paga passagens e até hospedagem aos participantes”.

B-boy Neguin, de cabeça para baixo.
B-boy Neguin, de cabeça para baixo.

No currículo, o brasileiro tem participações em clipes de Justin Timberlake, Madonna e Chris Brown. Mas nem é preciso muita conversa para acreditar que Neguin é bom no que faz. Basta olhar ele em serviço.

Em Campo Grande, o b-boy participa do festival ao lado da namorada, May Secada. Em inglês, ela diz que sempre gostou do Brasil, principalmente, pela capoeira.

A jovem que parece um elástico no palco, mistura capoeira, street dance e até ioga para compor uma forma especial de dançar, mas também faz turnês com grandes artistas como a cantora Fergei, do Black Eyed Peas.

Os dois se conheceram na noite de Nova Iorque e já têm vários trabalhos juntos que serão apresentados durante o MS Street Dance Fest.

O maior evento de dança de rua do Centro-Oeste vai reunir mais de 500 dançarinos, em 30 horas de mostras, oficinas, competições e workshops.

O festival segue até o dia 13 de novembro, no Teatro de Arena do Horto Florestal, a partir das 20 horas.

Os ingressos custam R$ 5 a arquibancada e R$10 a cadeira.

Os interessados devem procurar o quiosque do MS Street Dance Fest, no Pátio Central Shopping.

Veja um dos trabalhos de B-boy Neguin e May Secada.

Nos siga no Google Notícias