ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Mostra de cinema Mato Grosso do Sul, da Imagem e do Som exalta o Estado

Edmir Conceição | 30/09/2011 11:39
.
.

No mês em que se comemora o aniversário de Mato Grosso do Sul, o MIS – Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura do Governo do Estado lança a Exposição Audiovisual e a Mostra de Cinema “Mato Grosso do Sul, da Imagem e do Som”.

A Exposição Audiovisual terá como conteúdo as 4 exposições audiovisuais / videoinstalações produzidas pelo MIS em 2011: “Os Pioneiros – a Origem da Música Sertaneja de Mato Grosso do Sul”, “Memória Fotográfica de Campo Grande por Roberto Higa”, “Me=morar” e “História de T. Lídia Baís”.

As mostras foram produzidas pela equipe do Museu em parceria com artistas diversos, como os coletivos Corpomancia e Vaca Azul, o cineasta Helton Pérez, o fotógrafo Roberto Higa, o Grupo Acaba, a atriz Adelaide Martins, o pesquisador Carlos Luz e o músico e escritor Rodrigo Teixeira.

Enfocando aspectos diferentes de nossa cultura, a exposição audiovisual “Mato Grosso do Sul, da Imagem e do Som” é um recorte que evidencia traços característicos do Estado, pois se utiliza do suporte audiovisual para tratar de música, fotografia, dança e artes visuais, abordando assim temas que vão de história e cotidiano até identidade e a importância da arte.

Exibição de filmes - Durante a mostra haverá a exibição gratuita de longas-metragens pertencentes ao acervo do MIS que foram produzidos recentemente no Estado. O objetivo é por em foco o olhar desses diretores de cinema e a importância de seus respectivos trabalhos na reflexão e na construção da identidade cultural.

Os filmes abordam personagens importantes, conflitos sociais vividos na região, acontecimentos históricos e ficção, tendo sempre como pano de fundo o Estado de Mato Grosso do Sul, que completa 34 anos de emancipação em outubro.

Serão exibidos "Cabeça à Prêmio" de Marco Ricca, "Terra Vermelha" de Marcos Bechi, “500 Almas” de Joel Pizzini e "Dona Helena" de Dainara Toffoli, obras compõem um panorama do olhar cinematográfico sobre Mato Grosso do Sul.

O Museu da Imagem e do Som tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, efetuando a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto. Desde sua criação, o MIS vem desenvolvendo ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação.

“Nossa identidade é fruto de um processo contínuo de avaliação, sendo que a exposição e a mostra nos dão a oportunidade de refletir sobre como o mundo e nós mesmos nos enxergamos, para discutir quem somos e qual a cultura desse Estado de criação recente”, analisa Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Programação da Exposição

De 3 a 7 de outubro, das 8h às 17 horas

Programação da Mostra

Dia 3 – 14 horas

"Cabeça à Prêmio” de Marco Ricca, 2010, ficção/policial,100 min.

Dia 4 – 14 horas

"Terra Vermelha" de Marcos Bechi, 2008, ficção/drama, 104 min.

Dia 5 – 14 horas

"500 Almas" de Joel Pizzini, 2005, documentário, 109 min.

Dia 6 – 14 horas

"Dona Helena" de Dainara Toffoli, 2004, documentário, 56 min.

Nos siga no Google Notícias