A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

30/05/2012 14:17

Osquestra Indígena Paraguaçu é atração de sábado em Paranhos

Viviane Oliveira
(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

A Orquestra Indígena Paraguaçu irá se apresentar no próximo sábado (2) às 9 horas na aldeia, em Paranhos, cidade distante 469 quilômetros de Campo Grande. Uma aula inaugural de música abre o projeto, que reunirá 30 alunos da etnia Guarani Kaiowá.

Veja Mais
Descobertos na adolescência, Rafa e Ruan mesclam clássicos e pop sertanejo
Em clipe de rock alternativo, casal coloca tudo a perder por mensagem de celular

O projeto foi proposto pelo professor de música Jorge Ibrahim D’avalos Corrêa e prevê oficinas de flauta, viola, violino e violoncelo aos sábados pela manhã e nos feriados para os jovens da aldeia, que formarão a Orquestra Indígena Paraguaçu.

Segundo o professor, os jovens da aldeia – que fica a cerca de 35 quilômetros de Paranhos – já demonstravam grande talento musical em visitas anteriores. O que faltava, segundo ele, era apenas o direcionamento teórico.

“Eles tem talento, um dom para a música que percebi em diversas ocasiões. Nas oficinas espero encaminhar este talento, explorar o que eles têm de bom e ampliar o conhecimento musical, que se traduz diretamente em melhora na educação, como já provaram diferentes pesquisas”, explica.

O projeto financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais nasceu com o objetivo de abrir novas possibilidades de difusão da música de concerto e conta com a parceria da Banda Municipal de Paranhos. Serão realizadas oficinas de teoria musical, técnica de instrumento de sopro e técnicas de instrumentos sinfônicos.

No fim do ano duas apresentações da Orquestra Indígena Paraguaçu marcam a concretização do projeto. A primeira será realizada para os pais, familiares e amigos dos alunos. A segunda será aberta ao público em geral, com entrada franca.

No repertório estarão clássicos da música erudita e também da Música Popular Brasileira, que serão estudados ao longo dos próximos meses. As aulas acontecerão aos sábados, sempre no período matutino.

Crianças da aldeia, em Paranhos. (Foto: divulgação)Crianças da aldeia, em Paranhos. (Foto: divulgação)



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.