A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

20/03/2012 12:05

Tetê vira "Menina Passarinha" em livro infantil recheado de poesia

Ângela Kempfer
Livro tem ilustrações de Nancy Oliveira.Livro tem ilustrações de Nancy Oliveira.

A “Menina Passarinha” Tetê Espíndola ganhou uma mãe chamada “Melodia”. Para a criançada entender como uma mulher pode ter a voz dos pássaros, a escritora Diane Valdez resolveu fazer poesia com palavras bastante conhecidas por estas bandas e página a página encanta o leitor no livro infantil com uma das melhores partes da nossa história regional, a cultura.

Veja Mais
Com gorros de Papai Noel, artistas realizam performance contra calote de editais
Da droga à reabilitação, Zé Pretim sobe ao palco com banda e repertório afiado

Depois de terminar doutorado na França, ao produzir um livro didático para alunos do ensino fundamental sul-mato-grossense, Diane encontrou durante a pesquisa a família Espíndola.

Primeiro a boa surpresa foi com a mãe, Alba, uma mulher que desde sempre fez questão de demonstrar afeto e dar valor à sensibilidade. “Ela colocava algo aos filhos que naquela época não era posto. Dava valor à música, cantava com os filhos e estimulava isso”, lembra Diane.

As 31 páginas de Menina Passarinha se abrem com Tetê aprendendo ao observar o canto de diferentes aves pelos matos grossos e imitando pássaros pelos campos grandes. Segue com a amizade da passarinhada a beira dos córregos, a brincadeira com as notas musicais, os dias ao lado do rádio pesado reproduzindo polca e chamamé e termina com a cantoria talentosa se espalhando pelo mundo.

Botões e fitas são cenário de Menina Passarinha.Botões e fitas são cenário de Menina Passarinha.

Ao longo dos versos, as ilustrações de Nancy Oliveira são mais um capricho digno de quem é passarinho. Com tintas, tecidos, fitas e botões, a artista plástica molda o cenário das descobertas da Menina Passarinha pantaneira.

Tudo é muito simples, o traço, a textura, apesar do processo complexo exigido pelo trabalho. “Acordava bem cedo para fazer as fotos dos passarinhos aqui perto de casa, para entender como são, ver o colorido, o formato dos bicos. Depois fui pesquisar em sebos, até chegar ao que eu queria”, conta Nancy.

São dez ilustrações, com pássaros estilizados. “Minha maior preocupação foi o colorido”, resume a artista.

O livro infantil já foi lançado em Goiânia, onde vive a autora. Tetê leu e enviou um e-mail emocionado, diz Diane. “Ela disse ter gostado muito das ilustrações e de como eu consegui escrever a história dela com poesia”.

Agora, escritora e ilustradora esperam encontrar Tetê durante o lançamento da obra em Campo Grande.

A festa será no dia 30 no Memorial da Cultura, no antigo Fórum, às 19h e depois no dia 03 de abril, às 18hs, na livraria Leparole, na Rua Euclides da Cunha, 1.126 - Jardim dos Estados. O livro custa R$ 25,00.

Fim de semana tem cover de Freddie Mercury e Whindersson
As atrações acontecem no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande. Confira outras dicas da Agenda Cultural....
Filhos e netos, os artistas mais importantes no palco
Escolas particulares de Campo Grande investem em grandes espetáculos para marcar o fechamento do ano letivo....



Bem, Falar da própria tia é algo interessante, ainda mais quando crescemos admirando seu trabalho e empenho. Embora o presente trabalho seja identificado ao público infantil, necessitou de pesquisa e estudo, característica de seu papel como Historiadora, que já rendeu diversos prêmios. Parabéns Lalinha, do sobrinho mais velho e tb o mais bonito.

Comendador Dr. David Luiz Valdez de Faria.
 
david luiz valdez de faria em 05/04/2012 10:57:18
Com todo o respeito que Diane Valdez merece, mas o texto que comanda o livro é o visual, de autoria de Nancy Oliveira. O texto visual é texto e não ilustração. Para quem conheceu a obra é constrangedor chamar o trabalho artístico de Nancy de ilustração dada a personalidade da criação.
Parabéns às duas meninas-vovós.
 
Edson Silva em 21/03/2012 12:11:36
.....Tenho dez anos e conheci Tetê atraves de traalho escolar..e realmente ela tem voz de passarinho..muito legal,vou pedir para meus pais me levarem,pelo menos homenagem é linda....Bj Tetê vc canta e encanta.
 
Giovana Sandim em 21/03/2012 08:18:36
É o reconhecimento de um talento sul-mato-grossense partindo de Goiás e agora chegando aqui, valorizando nossa cultura, nosso povo. Parabéns à Ângela Kempfer que com muita sensibilidade deixou isso bem claro.
 
Sonia Prado em 21/03/2012 07:12:40
Parabéns à autora e a ilustradora, pelos belíssimos trabalhos de criação
 
Leandro Martín em 20/03/2012 10:55:57
Diane foi minha amiga de infância e colega dos bancos escolares no ensino fundamental. Já fizemos muitas bagunças. É bom ver sua trajetória de sucesso!
Parabéns Diane Valdez! Você merece!
Regina Rangel
 
Regina Magna em 20/03/2012 07:23:42
Parabéns para a amiga Nancy Oliveira pelo belíssimo trabalho que realizou na ilustração do livro.
 
Aline Oliveira em 20/03/2012 01:59:09
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.