ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Tetê vira "Menina Passarinha" em livro infantil recheado de poesia

Ângela Kempfer | 20/03/2012 12:05
Livro tem ilustrações de Nancy Oliveira.
Livro tem ilustrações de Nancy Oliveira.

A “Menina Passarinha” Tetê Espíndola ganhou uma mãe chamada “Melodia”. Para a criançada entender como uma mulher pode ter a voz dos pássaros, a escritora Diane Valdez resolveu fazer poesia com palavras bastante conhecidas por estas bandas e página a página encanta o leitor no livro infantil com uma das melhores partes da nossa história regional, a cultura.

Depois de terminar doutorado na França, ao produzir um livro didático para alunos do ensino fundamental sul-mato-grossense, Diane encontrou durante a pesquisa a família Espíndola.

Primeiro a boa surpresa foi com a mãe, Alba, uma mulher que desde sempre fez questão de demonstrar afeto e dar valor à sensibilidade. “Ela colocava algo aos filhos que naquela época não era posto. Dava valor à música, cantava com os filhos e estimulava isso”, lembra Diane.

As 31 páginas de Menina Passarinha se abrem com Tetê aprendendo ao observar o canto de diferentes aves pelos matos grossos e imitando pássaros pelos campos grandes. Segue com a amizade da passarinhada a beira dos córregos, a brincadeira com as notas musicais, os dias ao lado do rádio pesado reproduzindo polca e chamamé e termina com a cantoria talentosa se espalhando pelo mundo.

Botões e fitas são cenário de Menina Passarinha.
Botões e fitas são cenário de Menina Passarinha.

Ao longo dos versos, as ilustrações de Nancy Oliveira são mais um capricho digno de quem é passarinho. Com tintas, tecidos, fitas e botões, a artista plástica molda o cenário das descobertas da Menina Passarinha pantaneira.

Tudo é muito simples, o traço, a textura, apesar do processo complexo exigido pelo trabalho. “Acordava bem cedo para fazer as fotos dos passarinhos aqui perto de casa, para entender como são, ver o colorido, o formato dos bicos. Depois fui pesquisar em sebos, até chegar ao que eu queria”, conta Nancy.

São dez ilustrações, com pássaros estilizados. “Minha maior preocupação foi o colorido”, resume a artista.

O livro infantil já foi lançado em Goiânia, onde vive a autora. Tetê leu e enviou um e-mail emocionado, diz Diane. “Ela disse ter gostado muito das ilustrações e de como eu consegui escrever a história dela com poesia”.

Agora, escritora e ilustradora esperam encontrar Tetê durante o lançamento da obra em Campo Grande.

A festa será no dia 30 no Memorial da Cultura, no antigo Fórum, às 19h e depois no dia 03 de abril, às 18hs, na livraria Leparole, na Rua Euclides da Cunha, 1.126 - Jardim dos Estados. O livro custa R$ 25,00.

Nos siga no Google Notícias