A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

12/04/2012 12:09

O desenho pode significar muito para uma criança, ensina Ana Ruas

Ângela Kempfer
Oficinas ministradas por Ana Ruas com crianças de 6 a 12 anos.Oficinas ministradas por Ana Ruas com crianças de 6 a 12 anos.

A primeira coisa que olho ao chegar para mais um dia de trabalho são os desenhos da minha filha de 5 anos, suspensos em uma espécie de varal que criei para ter mais destaque do que o computador, equipamento fundamental para o ofício de jornalista, mas que tende a engessar a alma.

Veja Mais
Descobertos na adolescência, Rafa e Ruan mesclam clássicos e pop sertanejo
Em clipe de rock alternativo, casal coloca tudo a perder por mensagem de celular

São meninas com cabelos ao vento, ela e a irmã dentro da barriga, ligadas por um cordão umbilical colorido e tantas outras gracinhas que só esse tipinho de artista consegue produzir.

Sempre soube da importância do desenho na infância, como fator para aguçar a criatividade, mas nunca entendi ao certo como esse processo se dá e como colaborar para que a minha Alice aproveite isso ao máximo como gente grande.

Felizmente conheço Ana Ruas, uma artista plástica apaixonada por tudo o que faz e que “adoraria desenhar como as crianças”, conforme ela mesma diz.

Para dividir um pouco do que aprendeu em oficinas com as crianças e de forma didática mostrar aos pais como pode ser libertador o ato de colocar no papel, com cores ou sem, a visão que temos do mundo, ela produziu um vídeo e postou no Youtube.

Em 2 minutos e 46 segundos, falou tudo o que eu sempre precisei ouvir, em defesa da criação infantil.

Resume em linguagem simples como o desenho prova que o real vale mais que o virtual. Como os rabiscos ou linhas bem feitas geram pensamento quando não há a imposição dos estereótipos que impedem o pensamento e geram apenas reproduções sem reflexão.

É como a árvore verde de copa vasta e tronco marrom, tão reproduzida como a imagem da planta perfeita, mas que também pode é quase sempre é torta, desalinhada.

Para mim, é o tipo de lição indispensável quando não se tem muito tempo para ficar com a filha criativa.

O vídeo é só um complemento à oficina Educando o Olhar, aos sábados, no Ateliê Ana Ruas, das 9h às 11h e das 14h às 16h para crianças de 6 a 12 anos. A pré –inscrição é feita pelos telefones 3326-1078 e 9202-4095.

Aprenda com o vídeo:




Bao tarde Ana, eu estou fazendo um tcc sobre desenho infantil sou estudade de pedagogia quero muito fazer o curso. para ter uma noçao ou se tiver auguma coisa que possa me ajuda na escrita do meu tcc .
 
ILMA OLIVEIRA DE ALMEIDA em 05/05/2012 01:10:41
Adorei o vídeo! Lindo!
 
Karen Soarele em 16/04/2012 06:10:09
Ana, parabéns. Gostei muito do seu vídeo . Não a conheço pessoalmente mas sei do seu excelente profissionalismo. Dr Alexandre, seu esposo, convidou-me para participar de um evento em sua casa mas não pude comparecer. Acredito que não faltarão oportunidades. Aproveito para mandar um abraço a ele e dizer que estou ansiosa para recomeçar as nossas aulas. Obrigada Luiza
 
Luiza Y Nakaya Kinoshita em 12/04/2012 05:35:24
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.