A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

04/06/2012 16:56

Um origami gigante muda paisagem que antes era feita de tapumes

Ângela Kempfer
Ana Ruas em seu origami gigante.Ana Ruas em seu origami gigante.
Um origami gigante muda paisagem que antes era feita de tapumes

A construtora liberou os tapumes da obra e a artista plástica Ana Ruas aproveitou a oportunidade como ninguém. Transformou 92 metros quadrados em um origami japonês gigante.

Veja Mais
Em clipe de rock alternativo, casal coloca tudo a perder por mensagem de celular
Poeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos devido a problemas respiratórios

Quem passa pela Via Parque, tem a ilusão de uma dobradura em movimento. São 21 placas que ganharam tons de azul e verde e fazem o motorista ver dobras que parecem se esticar. “Uma ilusão que parece ter sido criada pela velocidade do carro e não pelo desenho”, explica a artista.

O mesmo projeto é realizado pela Brookfield Incorporações em diversas cidades. Em Campo Grande, Ana Ruas foi escolhida para expor no “Urban Gallery”. A intervenção no espaço público surpreende entorno do condomínio Green Life, empreendimento da empresa ainda em construção na região do Parque Sóter.

A artista conhecida pelo trabalho em viadutos da cidade, já tem experiência na necessidade de uma dinâmica na arte para quem está de passagem. “A observação do espectador é de máximo 15 segundos. Portanto, meu painel tinha que ter elementos repetitivos, sem muita informação”, conta Ana Ruas, depois de 4 dias de trabalho ao lado de um assistente.

Para planejar, o tempo foi bem maior, cerca de um mês. Ana esteve mais de 30 vezes na Via Parque para cronometrar o percurso e a posição do observador em relação à obra.

Pensou na cultura japonesa, importante para a cidade, na luz do Centro-Oeste e o resultado foi brilhante pela simplicidade. No paredão, grandes retângulos, sombras e tom sobre tom são colocados lado a lado, sem muitos elementos.

Ideia é levar o observador a ver dobraduras em movimento.
Ideia é levar o observador a ver dobraduras em movimento.

O “trompe l'oeil", técnica sempre usada por Ana neste tipo de intervenção urbana, trabalha sombras para dar profundidade. A artista também utilizou linhas horizontais que “alinhavam” as dobras e produzem o efeito.

“Essa é a diferença. Quando pinto uma tela, quanto mais tons e cores, mais efeitos tenho. Já neste tipo de intervenção não dá para ter muita informação, tem de ser simples, quando menos, melhor. As cores têm de ser chapadas e limpas”, ensina a artista.

É a cor, as sombras e as formas usadas para brincar com o observador e instigar: Será que o que estou vendo é verdade?




Para desenhar eu preciso de uma parede, vários rolos de fita crepe, tinta, um dia de sol e um bom assistente. E o que me deixa feliz... é o olhar generoso de vocês, meus amigos! Obrigada pelo carinho!!!Obrigada equipe do Campo Grande News que divulga nosso trabalho com competência e sensibilidade! Ana Ruas
 
Ana Ruas em 06/06/2012 08:14:39
Parabéns Ana...gostaria de ver seus trabalhos nos muros das escolas de
Campo Grande....além de estimular nossos alunos a arte e cultura, estaria limpando os muros de propagandas que nada tem com o ensino-aprendizagem...
 
Álvaro Roberto em 05/06/2012 12:47:27
Parabéns Ana pelo trabalho e parabéns também para a Construtora que autorizou esse projeto em seu tapume (Brookfield né se não me engano) pois o marketing dessas empresas não autoriza nunca tirar o nome da construtora em uma avenida e ceder para um artista. Foi uma decisão arrojada e merecedora dos parabéns.
 
Gustavo Lopes em 05/06/2012 11:38:23
Ana. Parabéns!!! Fecha uma parceria dos artistas plásticos de Campo Grande com as construtoras que utilizam os tapumes para divugação das ideias campogandenses. É excelente ver algo que não vem dos políticos,rsrsrs...
 
Márcio Patrocinio em 05/06/2012 10:26:27
Ana Ruas, figura fantástica e de múltiplos talentos! Parabéns por mais um trabalho. Campo Grande deve se orgulhar muitos dos artistas que tem e que trazem inspiração e elegância para nossa cidade!
 
Ben Hur Avelino em 05/06/2012 09:36:12
É impressionantae o trabalho que ANA RUAS fez nestes tapumes.Parabéns.Lindo, lindo.
 
wanduildo silvestre alves em 05/06/2012 09:07:29
Os trabalhos da Ana Ruas são maravilhosos, impactantes,delicados, como sempre. Ela tem uma visão da plasticidade como poucos artistas.Parabéns para Campo Grande por ter, aqui , esse nível de arte e artista!
 
Ana Arruda em 05/06/2012 08:04:52
Na verdade o que está faltando é oportunidade de outras
Ana expressarem seus talentos os politicos investem milhoes
em propagandas superfluas e deixam de destinarem verbas
as pessoas de talentos como Ana Ruas e outros artistas trans
fomarem bens publicos em artes que beneficiam nos que paga
mos muitos impostos sem retornarem em beneficio da população
Parabens Ana Ruas que Deus o ilumine sempre
 
Jose Tomaz de Macedo em 05/06/2012 07:37:16
Parabéns Ana Ruas!!
Lindo trabalho!!
Arte com inovação que nos orgulha!!
 
Eva B. Martins em 04/06/2012 09:04:51
Assisti uma palestra da Ana Ruas na minha escola e também li o livro Intervenções Urbanas que fala bastante sobre o trabalho dela e gostei muito. Parabéns a Ana por mais esse trabalho maravilhoso em CG.
 
André Nicolau em 04/06/2012 06:12:16
Ana Ruas foi simplesmente genial.
Lindos painéis, visão atraente.
Idéia inovadora!
Parabéns Ana!
 
José Carlos de Almeida em 04/06/2012 05:59:50
Uauu...sensacional! Campo Grande é realmente uma cidade de muitos talentos,Ana é simplesmente uma delas. Muito lindo teu trabalho,que Deus te abençõe e multiplique cada vez mais tua inteligência e teu dom para prol de nossa cidade.

Parabéns Ângela por mais uma excelente matéria!!!
 
Cinthia Santana em 04/06/2012 05:35:41
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.