ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Violeiros de Mato Grosso do Sul dependem de fãs para ganhar concurso nacional

Ângela Kempfer | 02/03/2012 10:37
Marcelo Loureiro é um dos 24 selecionados. (Foto: Divulgação)
Marcelo Loureiro é um dos 24 selecionados. (Foto: Divulgação)

Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, o concurso Voa Viola escolhe pela segunda vez os melhores violeiros do Brasil. Na disputa, estão dois representantes de Mato Grosso do Sul: a dupla . Prado & Marcos Henrique e o instrumentista Marcelo Loureiro.

Mas para vencer não é preciso apenas ser bom de viola. Os fãs têm de participar. A seleção é popular depende de “aplausos” dados via internet pelo público da rede Voa Viola.

A primeira fase já foi concluída, com 24 selecionados depois de auditoria para detectar legitimidade e autenticidade ao processo de votação popular. A partir de março a votação continua com pontuação diferente.

Os finalistas criaram perfis para receberem aplausos em vídeos, músicas e fotos e cada voto tem peso 5. Esse processo foi criado para que o público conheça melhor o trabalho do artista. Para participar, a pessoa tem de se cadastrar, acessar o perfil do músico no site do concurso e dar seu aplauso virtual.

Por enquanto, o desempenho dos representantes sul-mato-grossenses é bem diferente. Enquanto o líder no País tem mais de 20 mil aplausos, J. Prado & Marcos Henrique tem 12.200, mas estão em quinta colocação. Já Marcelo Loureiro apenas 882. Isso significa que o público de Mato Grosso do Sul têm de votar.

Ao final do concurso, 12 artistas serão selecionados para shows pelo Brasil, em Porto Alegre, Manaus, Rio de Janeiro e Cuiabá.

No ano passado o vencedor foi Arnaldo Freitas, de São Paulo, solista a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, que há três anos se apresenta com o Quarteto Regional na TV Cultura no programa Viola Minha Viola.

Revelação - Marcelo Loureiro é um jovem com trabalho bastante difundido no Estado pelo talento na viola. J. Prado e Marcos Henrique - "Os Defensores do Pantanal", são anônimos, conhecidos mais fora do que aqui, avalia o próprio J.Prado, apesar de já ter até apresentado um programa na TVE estadual, na década de 90.

A dupla lançou CD no ano passado, mas pouco vendeu. Aos 68 anos, militar aposentado pela Aeronáutica, ele toca ao lado do sobrinho. Os dois formam convidados a participar do concurso. “Fizemos uma apresentação na TV Câmara em Brasília e o povo gostou”.

Desde então, os telefonemas começaram e o carinho do público também, principalmente de estados onde “a viola tem valor, como Minas Gerais e Goiás”, comenta J. Prado. “Tem gente de todo canto do País que liga para saber onde comprar o CD. Já tem músico do Sul e de São Paulo que gravaram as minhas composições”.

Filho caçula em uma família de violeiros, ele cresceu aprendendo a tocar, parou por 31 anos, durante a carreira militar e voltou ao ir para reserva. “Hoje só quero tocar e ter o reconhecimento, não penso em ganhar dinheiro”, garante.

Nos siga no Google Notícias