ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

BlogBoom

"Fã" da cultura caipira, ele resolveu escrever e agora comemora o sucesso

Elverson Cardozo | 24/04/2013 07:07
Douglas e a esposa, durante entrevista com os cantores Jads e Jadson.
Douglas e a esposa, durante entrevista com os cantores Jads e Jadson.

A ideia de criar um blog surgiu em 2010. Na época, o desenvolvedor de sistemas Douglas Andrade Barbosa, de 32 anos, havia entrado na internet para pesquisar sobre a música “Vide, Vida Marvada”, composição de Rolando Boldrin, mas não encontrou muita coisa. Como na rede não havia conteúdo que julgasse ser significativo, ele resolveu criar o “Cultura Caipira”. O primeiro post foi dedicado à canção.

A proposta, no início, era falar sobre música, mas como o universo caipira têm muito mais a oferecer, foi difícil deixar de lado os “causos”, as expressões, curiosidades, poesias e os eventos que chegam ao Estado. O conteúdo é diversificado e abrange todo pais, mas blogueiro busca regionalizar as publicações.

Há 3 anos no ar, a página começa a despontar por aqui. O idealizador do projeto está comemorando a primeira entrevista que conseguiu fazer com famosos recentemente. Durante a Expogrande, Douglas enviou e-mail à produção da dupla Jads e Jadson, que se apresentou em Campo Grande, pedindo para fazer fotos dos cantores e tentar autógrafo de um CD após o show.

Para surpresa dele, a assessoria de imprensa dos artistas respondeu e autorizou uma entrevista de 10 minutos. “É um blog pequeno, desconhecido. Na cara dura a gente mandar um e-mail para produção e receber isso...”, disse, entusiasmado.

O bate-papo rendeu um artigo, fotos, gravação de “vinheta” e até uma “homenagem” dos cantores à irmã de Douglas, fã dos sertanejos, que estava internada.

“Ela tinha feito uma cirurgia e não pôde assistir ao show porque estava no hospital. Eu pedi para eles mandarem uma mensagem, um abraço. Gravamos e levamos para ela no outro dia, na hora do almoço”, contou, ao dizer que a entrevista foi compartilhada na Fanpage dos próprios cantores, o que fez com que o blog registrasse "acesso recorde".

Autógrafo no artigo feito homenagem à dupla.
Autógrafo no artigo feito homenagem à dupla.

Sem formação na área de comunicação, Douglas escreve com a euforia e dedicação de um fã da cultura caipira, do sertanejo raiz, do “modão” de viola, de tudo que envolve esse universo. O gosto pela “boa música”, como costuma dizer, veio de família. “Como bom sul-mato-grossense, sempre ouviu o sertanejo raiz, canções paraguaia, o chamamé... Cresci ouvindo isso”, contou.

Ele prefere o “modão”, o sertanejo “das antigas”. É disso que fala no blog. Mas há espaço para todos os estilos, avisa. Quem gosta da pegada universitária procura por isso em outros lugares, assim como os admiradores do “funknejo”, por exemplo. “Não é o foco do meu blog. Eu, particularmente, prefiro o tradicional”.

Nos eventos que participa em Campo Grande, o blogueiro sempre está acompanhado da esposa, Arlene Fortes Rodigheri, de 32 anos, que também trabalha na área de TI (Tecnologia da Informação). Ela o auxilia nas fotos, vídeos e nas tentativas de conseguir um autógrafo, recado para os leitores do Cultura Caipira, ou um registro ao lado dos famosos que passam pela cidade.

Douglas e no camarim de Almir Sater. (Foto: Arquivo Pessoal)
Douglas e no camarim de Almir Sater. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em setembro do ano passado, após lançamento do CD do cantor Paulinho Simões, no Teatro Glauce Rocha, o casal conseguiu entrar no camarim de Almir Sater, que veio à Capital para participar do evento. Acompanhados de uma equipe do Lado B, que entrevistou o cantor, Arlene e Douglas conseguiram ficar ao lado do ídolo e não perderam a chance de registrar o momento.

“Foi o primeiro evento que eu consegui cobrir. Foi um acaso. Fomos assistir ao show, pagamos do nosso bolso e o Campo Grande News nos deu uma brecha. Como pude acompanhar a entrevista vi que seria uma coisa interessante se eu pudesse aliar o passeio à cobertura para o meu blog”, revelou.

A autorização para entrevista feita com a dupla Jads e Jadson na Expogrande é uma “porta” para novas oportunidades, afirmou.

Prêmio – O blog Cultura Caipira é o primeiro de Mato Grosso do Sul que está concorrendo, na categoria “site”, ao Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira. A competição, organizado pelo IBVC (Instituto Brasileiro de Viola Caipira), vai contemplar 130 artistas e profissionais envolvidos com o universo da viola caipira no Brasil.

Douglas está participando por que criou uma seção destinada ao tema, onde compartilha com os leitores a própria experiência no aprendizado do instrumento, um dos mais importantes da cultura brasileira.

A premiação não será em dinheiro. Os mais votados terão direito a assistir um show do violeiro Almir Sater, homenageado do ano, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Para saber como votar no blog Cultura Caipira, clique aqui.

Nos siga no Google Notícias